Notícias

17/11/17 |   Produção animal

Cama aviária reutilizada será tema de workshop na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jairo Backes

Jairo Backes -

A reutilização da cama aviária é um fator importante para a sustentabilidade econômica e ambiental da produção, o que requer a adoção de procedimentos eficientes na inativação e controle de micro-organismos residuais indesejáveis. Questionamentos acerca do risco sanitário associado ao reuso da cama aviária entre lotes são frequentemente levantados no âmbito internacional, porém vêm sendo respondidos com estudos que buscam demonstrar cientificamente a equivalência e equidade dos processos de produção entre os países exportadores de frango. “Em termos de defesa sanitária avícola, o reuso da cama aviária nos estabelecimentos de frangos de corte é previsto desde que episódios de maior impacto ao plantel avícola e de interesse para a saúde pública estejam ausentes nos lotes. Essa medida visa assegurar a manutenção do status sanitário do plantel avícola nacional”, comenta a pesquisadora Clarissa Vaz, da Embrapa Suínos e Aves e líder de projetos na área. De acordo com ela, na ocorrência de episódios sanitários, a cama deve ser submetida a tratamento capaz de inativar agentes residuais de doenças antes de sua retirada do aviário.

Para ampliar ainda mais os conhecimentos e o debate sobre o tema, a pesquisadora e sua equipe estão coordenando a realização de um workshop no próximo dia 22, na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC. O evento deve reunir profissionais ligados a diferentes segmentos da cadeia avícola para compartilhar experiências por meio do debate técnico e compartilhamento de experiências. “Pretendemos debater sobre as tendências, gargalos e novidades nesse tema e sobre seu impacto na produção avícola”, destacou a pesquisadora.

A programação inclui a apresentação do Serviço Veterinário Oficial, onde serão abordadas questões técnicas sobre legislação e fiscalização, com participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Companhia Integrada do Desenvolvimento Agrícola – CIDASC.

Os aspectos da cama reutilizada que impactam no bem-estar animal e relatos de experiência prática na agroindústria avícola no uso da cama reutilizada entre lotes de frangos também serão discutidos durante o evento, além de aspectos sanitários e eficácia dos tratamentos aplicados à cama durante o vazio entre lotes. Para finalizar, está prevista a discussão sobre tendências e possibilidades de uso da cama aviária como fertilizante após sua retirada da granja.

A dinâmica do workshop prevê que cada sequência de palestras será sucedida por uma sessão de debates, aberta às perguntas e contribuições de todos os participantes. A programação completa pode ser acessada aqui. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 21 pelo email cnpsa.eventos@embrapa.br ou pelo telefone 49.3441.0448.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: 49.3441.0400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

workshopcama aviária