Notícias

11/02/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Tecnoeste: Inovação para as cadeias produtivas e rotas tecnológicas para destinação de animais mortos serão destaques da Embrapa Suínos e Aves

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante os três dias de realização da 16ª edição do Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste de Santa Catarina, que ocorre de 15 a 17 de fevereiro, em Concórdia/SC, o público visitante poderá conferir ações de inovação para as cadeias produtivas de suínos e de aves, além de rotas tecnológicas para a destinação de animais mortos nas granjas. Isso tudo estará concentrado no espaço institucional da Embrapa Suínos e Aves. 

A empresa de pesquisa organizou a visitação em dois caminhos tecnológicos. Em um deles, os visitantes conferem as quatro principais rotas tecnológicas que a Embrapa está validando para a questão da destinação de animais mortos, um grande problema para produtores. Entre as rotas estão a compostagem em leiras, a compostagem tradicional, compostagem acelerada e a biodigestão anaeróbica. Em cada uma das rotas serão apresentadas os destaques, os resíduos e as indicações.

O segundo caminho tecnológico do espaço da Embrapa Suínos e Aves será o da Inovação, onde os destaques serão as soluções vencedoras dos programas InovaPork e InovaAvi. O objetivo é destacar ao público visitante como a Embrapa atua nas parcerias de inovação aberta e apresentar as soluções vencedoras dos desafios de ideias de 2019, 2020 e 2021. 

Ao entrar no caminho da inovação, o público conhecerá o robô automatizado apresentado pela Roboagro, vencedora do InovaPork 2021; o robô autonômo multi propósito para avicultura, com apresentação pela Stac Robot vencedora da InovaAvi 2020; e uma solução tecnológica para o Auto Controle Digital Agro 5.0 na avicultura, desenvolvida pela QualyFull Sistemas vencedora do InovaAvi 2021. 

A Embrapa Suínos e Aves ainda estará presente no espaço da suinocultura, apresentando a genética do MS 115 e MO25C. No espaço da avicultura a Embrapa também é uma das parceiras e na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.


TEC-DAM: 

Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves tem atuado na avaliação de algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem acelerada, a biodigestão anaeróbia, a desidratação, a incineração e a reciclagem industrial de carcaças (rendering) para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado.

No entanto, essas rotas tecnológicas necessitam uma validação para que possam ser indicadas oficialmente pelos órgãos regulamentadores. Assim, a Embrapa tem atuado em pesquisas no projeto Tecnologias para a Destinação de Animais Mortos - TEC-DAM. 

Acesse aqui e confira as informações e publicações sobre o projeto e as rotas tecnológicas. 
 

Programa Inova: 

A Embrapa Suínos e Aves atua com um programa de inovação que despontou com a realização dos desafios de ideias InovaPork, em 2019 e InovaAvi, em 2020. Em 2021 os desafios foram integrados ao Programa Inova - Fuçar, Chocar, Inovar e ocorrem simultaneamente.

O programa é o amadurecimento dos desafios de ideias e fortalece um movimento de inovação na suinocultura e avicultura. O objetivo é fomentar soluções em desenvolvimento que possam impactar as cadeias produtivas, além de alavancar oportunidades de parcerias entre atores dos setores envolvidos.

O público-alvo do programa foram empresas, incluindo startups, de base tecnológica com propostas de soluções tecnológicas inovadoras com potencial para solucionar problemas da avicultura ou suinocultura (agritechs).

Confira abaixo os vencedores dos programas e mais informações aqui. 


InovaPork 2019
Proposta: Tecnologia verde de eletrofloculação e eletro-oxidação para o tratamento de águas residuárias
Equipe: Kemia, Chapecó/SC


InovaAvi 2020
Proposta: Robô autonômo multi propósito para avicultura
Equipe: Stac Robot - Foz do Iguaçu/PR


InovaPork 2021
Proposta: Robotização inteligente 4.0 na suinocultura de precisão
Equipe: Roboagro, do Rio Grande do Sul.


InovaAvi 2021
Proposta: Solução Tecnológica para o Auto Controle Digital Agro 5.0
Equipe: QualyFull Sistemas, de Florianópolis/SC

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: 49.3441.0474

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

tec-daminovaporkinovaaviinovacaoinovatecnoeste2022