Notícias

29/03/22 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa adere ao Programa Oeste em Desenvolvimento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de atuar em sinergia e com ações e projetos no Oeste do Paraná, a Embrapa Suínos e Aves passará a integrar o Programa Oeste em Desenvolvimento – POD. A assinatura do termo de adesão como instituição membro ocorrerá durante a solenidade de abertura do Inovameat Toledo, no dia 31 de março, a partir das 18 horas, com a presença do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Suínos e Aves, o pesquisador Rodrigo Nicoloso, e o presidente do POD, Rainer Zielasko. 

O objetivo do POD é o de promover o desenvolvimento econômico do território Oeste do Paraná por meio da sinergia das instituições e integração de iniciativas, projetos e ações. De acordo com o presidente Zielasko, “essa tratativa com a Embrapa muito nos orgulha e sabemos que é resultado do trabalho de todos os envolvidos nestes anos de existência do POD. Vamos avançar muito e ofertar soluções para otimizar o agronegócio e automaticamente alavancar o crescimento do Oeste”.

A atuação da Embrapa, de acordo com o chefe de P&D Nicoloso, estará centrada em temas específicos, que atendem as necessidades apontadas pelo POD. “São várias frentes, mas todas com o foco no propósito do programa e adequadas de acordo com o trabalho”, comentou.

Dentre os temas que a Embrapa terá ações estão: Modernização dos sistemas de inspeção de abate de aves e suínos; Biosseguridade e sanidade dos rebanhos: prevenção de doenças emergentes e controle de doenças típicas dos rebanhos; Vigilância sanitária dos rebanhos;   Modernização de instalações: tecnologias, ganho de eficiência e custos; Alimentos alternativos a soja e ao milho; Bem-estar animal; Mitigação de impacto ambiental com economia e reuso de recursos naturais (água, gases de efeito estufa, tratamento e reciclagem dos dejetos de animais como fertilizantes); Redução do uso de antimicrobianos e controle da propagação de genes de resistência no ambiente; Tecnologias para redução da mão-de-obra; Novos modais de transporte; Tecnologias para redução do uso de energia;  Automação e transformação digital;  Treinamentos e capacitação de técnicos e agentes multiplicadores; Normativas e assuntos regulatórios em todas as etapas do sistema de produção.

POD - O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Territorial Regional iniciada em 2014 que busca promover o desenvolvimento econômico sustentável do Oeste do Paraná. O POD estabelece estratégias de desenvolvimento para a região, de maneira organizada e participativa para a tomada de decisões. Seu foco de atuação está no incentivo e proposição de ações capazes de aumentar a competitividade do território. Atualmente, fazem parte das ações do programa 55 municípios, além de mais de 60 instituições públicas e privadas.

Inovameat – É um evento voltado a discussão de inovações na cadeia produtiva de carne, que se desenvolverá em torno dos mais diversos temas relacionados a suínos, aves, pecuária leiteira e peixes, desde a concepção genética, desafios dos criadores à mesa do consumidor, envolvendo integralmente a cadeia produtiva em todas as dimensões de atuação com foco nas principais inovações de cada setor.

O evento InovaMeat Toledo - Inovação na Produção de Proteína Animal ocorre em Toledo/PR, de 31 de março a 02 de abril, no Centro de Eventos, com realização do Sindicato Rural de Toledo PR e Associação Comercial e Empresarial de Toledo.

De acordo com a proposta e objetivo do evento, além de considerar a região de extrema relevância para a produção de suínos e aves, a Embrapa Suínos e Aves é apoiadora do Inovameat e terá participação na discussão de temas de impacto em três momentos: Campo (antes e dentro da porteira), Frigorífico (depois da porteira) e Consumo (depois da porteira).  Além da proposta para painéis técnicos, a Embrapa também estará presente em minicursos e palestras, além de participação na banca de avaliadores do Mapa Conecta, evento esse voltado para startups.

Para o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, a participação e envolvimento da Unidade neste evento é algo de relevância considerando o potencial de produção e desenvolvimento da região de Toledo, em especial pela instalação do parque tecnológico Biopark.

 

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: 49.3441.0474

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

rodrigo-nicolosotermo-de-adesaooeste-em-desenvolvimento