Projetos

Caracterização biológica de um novo membro da família Circoviridae (AGV2) detectado em galinhas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A presente proposta tem por objetivo realizar a caracterização biológica do Avian Gyrovirus 2 - AGV2, bem como estudar sua participação no aparecimento de sintomas clínicos quando associado com o vírus da anemia infecciosa das galinhas (CAV  Chicken Anemia Vírus).

Em parceria com a equipe do Laboratório de Virologia do Instituto de Pesquisa Veterinária Desidério Finamor (IPVDF), a Embrapa Suínos e Aves descobriu, ao analisar amostras biológicas de frangos de corte que apresentavam sintomas de perda de peso, refugagem e lesões típicas de aves com infecção pelo CAV, que existia a presença de outro agente viral de genoma circular.

Dessa forma, foi detectada a presença de um vírus até então não identificado na literatura internacional. Após a detecção e a caracterização genômica primária do agente, a equipe publicou seus resultados, onde, devido à homologia genômica de cerca de 40% com o CAV, sugeriu-se que tal vírus seria, assim como o CAV, membro do gênero Gyrovirus, família Circoviridae, (até o presente momento, o CAV é o único membro do gênero Gyrovirus), provisoriamente identificado como Avian Gyrovirus 2 - AGV2. De posse de tal informação, nossa equipe direcionou-se a buscar a presença de AGV2 em casos onde suspeitava-se da presença de CAV.

Desde então, a presença do AGV2 tem sido verificada nos mais diferentes materiais examinados. Paralelamente, a equipe do IPVDF firmou parceria com o Laboratório de Virologia do Animal Science Group (ASG, Holanda) e o trabalho de detecção e caracterização de CAV e AGV2 agora acontecem nessas três instituições.

Ecossistema: Extremo Sul, Meio Norte

Situação: concluído Data de Início: 10/2011 Data de Finalização: 09/2014

Unidade Lider: Embrapa Suinos e Aves

Lider do Projeto: Paulo Augusto Esteves

Contato: paulo.esteves@embrapa.br