Projetos

Boas Práticas de Produção da Embrapa com frangos de corte: uma experiência para adequação de produtores familiares ao mercado exportador

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A avicultura é uma das atividades agropecuárias mais praticadas pelos agricultores familiares de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Criar frangos e viver em pequenas propriedades rurais são realidades que se confundem nesses três estados.

Geralmente ligados a uma agroindústria integradora, os produtores de frangos de corte familiares enfrentaram nos últimos dez anos o desafio de integrar cada vez ao mercado internacional para se manter na atividade.

O projeto busca auxiliar os avicultores das 15 cooperativas integrantes da Cooperativa Central Aurora a adequar suas propriedades às exigências mercadológicas internacionais, tendo como ponto de partida técnico as Boas Práticas de Produção para o Frangos descritas pela Embrapa Suínos e Aves.

Atender a tais protocolos também levará os produtores a cumprirem as normas nacionais para a criação de frangos de corte, já que as comitivas de importadores que visitam regularmente as agroindústrias brasileiras apresentam um rol de requisitos superior ao normatizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A intenção do projeto é criar os procedimentos operacionais padrão (POPs) necessários para que o produtor adeque sua propriedade aos padrões internacionais de auditoria e implantá-los em parceria com o corpo técnico da Aurora. Prevê-se ainda que essa adequação levará o produtor a ter um manejo mais adequado, melhorando os resultados técnicos interferindo dessa forma no aumento de rentabilidade econômica da propriedade e contribuindo para a sua permanência na atividade.

Ecossistema: Floresta Atlântica, Região dos Pinheirais

Região: Sul

Situação: concluído Data de Início: 09/2011 Data de Finalização: 08/2014

Unidade Lider: Embrapa Suinos e Aves

Lider do Projeto: Paulo Sérgio Rosa

Contato: paulo.rosa@embrapa.br