Projetos

Desenvolvimento de uma técnica de PCR em tempo real para rápida multidetecção de Salmonella e avaliação da dinâmica da infecção em condições controladas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Salmonella é uma bactéria que afeta animais e humanos. O principal nicho deste patógeno é o intestino de animais de produção e seres humanos. Galinhas e frangos infectados com muitos dos sorovares de Salmonella não demonstram sinais clínicos, embora alberguem o agente. Entretanto, quando seres humanos consomem ovos e ou a carne de aves contaminadas podem ter graves gastroenterites.

Dentre os sorovares que são considerados um risco à saúde se destacam a Salmonella Heidelberg, a Salmonella Enteritidis e a Salmonella Typhimurium. Estes sorovares, além de causarem prejuízos à saúde animal e humana, são alvos de barreiras sanitárias e acarretam graves impactos na economia.

A identificação de aves portadoras é requisito na prevenção da enfermidade em seres humanos e no controle no campo. Assim, o desenvolvimento de ferramentas que possam assegurar a identificação rápida e precisa deste micro-organismo em produtos de origem avícola é fundamental para o avanço na comercialização.

Este projeto tem o objetivo de desenvolver uma metodologia com base em PCR em tempo real para diferenciação de Salmonella Heidelberg, Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium em amostras de origem avícola. Adicionalmente, visa estudar a dinâmica de infecção das aves e a consequente contaminação de ovos com cepas brasileiras.

Ecossistema: Extremo Sul, Floresta Atlântica, Região dos Cerrados

Região: Sudeste, Sul, Centro-Oeste

Situação: concluído Data de Início: 02/2015 Data de Finalização: 01/2019

Unidade Lider: Embrapa Suinos e Aves

Lider do Projeto: Sabrina Castilho Duarte

Contato: sabrina.duarte@embrapa.br

Galeria de imagens