Projetos

Plataforma para desenvolvimento e aprimoramento de metodologias de modificação genética em suínos e aves

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Animais transgênicos são criados para várias finalidades podendo ser usados como biorreatores, modelos para estudos de doenças humanas e para fins pecuários. Os suínos sãos adequados para a tecnologia transgênica porque atingem a maturidade rapidamente e são altamente prolíficos; além do interesse da biomedicina pela alta similaridade do tamanho, fisiologia, metabolismo dos órgãos e sequência de genes com humanos. As aves são animais de grande importância como biorreator. O grande número de ovos produzidos por ano e a alta quantidade de proteína presente na clara do ovo (sendo codificada por um único gene), tornam a galinha excelente para produção de proteínas recombinantes.

O objetivo deste projeto é aperfeiçoar tecnologias de manipulação gênica com o desenvolvimento de metodologias de transfecção celular mais eficientes e aprimoramento na construção de vetores, visando a produção de suínos e aves geneticamente modificados. Estes objetivos estão em sinergia com o portfólio Engenharia Genética no Agronegócio, atendendo as demandas de linhas pesquisa de alta prioridade, visando a engenharia genética de espécies animais de interesse econômico e social e ampliando os conhecimentos e a geração de ativos que irão possibilitar à Embrapa ofertar soluções avançadas baseadas em ciências e tecnologias emergentes.

Assim, os resultados esperados são: capacitação de equipe na Embrapa com know-how para desenvolvimento de suínos e aves geneticamente modificados, estabelecimento de metodologias mais eficientes de construção de vetores e transfecção celular (eletroporação e nanocarreadores), além da produção de suínos e aves geneticamente modificados para genes prospectados por parceiros internos e externos.

Situação: concluído Data de Início: 07/2017 Data de Finalização: 06/2021

Unidade Lider: Embrapa Suinos e Aves

Lider do Projeto: Mariana Groke Marques

Contato: mariana.marques@embrapa.br