Projetos

Processo biotecnológico em sistemas de tratamento de efluentes na suinocultura – Sistrates

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: GOMES FILHO, Júlio

Esta tecnologia visa tratar os efluentes da suinocultura pela remoção conjunta dos nutrientes carbono, nitrogênio e fósforo. O processo se baseia na separação física dos sólidos grosseiros e partículas discretas, seguida da biodigestão anaeróbia para remoção do carbono, remoção biológica do nitrogênio, e remoção química do fósforo. Chamado de Sistrates (Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura), pode ser aplicado de maneira modular de acordo com as necessidades da granja, ou seja, módulo BIO + módulo N + módulo P).

O Sistrates permite o tratamento das águas residuárias da suinocultura possibilitando o seu reúso nas instalações ou aplicação nas áreas agrícolas. O impacto ambiental é minimizado, reduzindo-se a área de solo necessária para disposição e possibilitando o lançamento do efluente final em corpos hídricos receptores.

A geração de biogás obtida no módulo BIO pode ser utilizada como fonte de calor ou energia elétrica, reduzindo o requisito energético externo ao sistema produtivo. O fósforo extraído é de alta pureza e apresenta um bom valor fertilizante. A eficiência de remoção de nitrogênio neste sistema é superior a 88%.

Situação: concluído Data de Início: 08/2016 Data de Finalização: 07/2019

Unidade Lider: Embrapa Suínos e Aves

Líder do Projeto: Airton Kunz

Contato: airton.kunz@embrapa.br

Galeria de imagens