Projetos

Filtrar por:

Situações
Ecossistemas
Regiões
Ordenação: data  |  alfabética ▴
 

A intensificação da produção, aumento da escala e integração das cadeias de suínos e aves, que trouxeram maior produtividade e ganhos de logística a toda a cadeia de produção de suínos e aves, também aumentaram os desafios ambientais relacionados ao tratamento e disposição dos resíduos da produção animal, emissão de gases de efeito estufa, conservação dos recursos hídricos e solo.

Há, portanto a necessidade de alternativas que permitam minimizar os impactos de forma eficiente e, na med ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/07/2017

Para melhorar a digestibilidade das dietas são adicionadas enzimas às rações. Contudo, cerca de 70% das rações para frangos de corte no país são peletizadas, tornando-se necessário a avaliação da termoestabilidade das enzimas.

Situação: concluído     Data de Início: 01/12/2014

A alimentação animal representa cerca de 2/3 do custo de produção de suínos no Brasil, sendo o milho e o farelo de soja a base das rações. Contudo, a produção de óleo a partir de microalgas (Prototheca moriformis sp) tende a aumentar no país e, assim, o subproduto gerado pode ser uma fonte de nutrientes para a alimentação animal, diminuindo a dependência de milho e farelo de soja. Existem poucas informações sobre a composição nutricional deste alimento (aminoácidos digestíveis e energia metaboli ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/02/2014

A maior parte das rações utilizadas na avicultura sofre o processamento chamado de peletização, que consiste em adição de vapor e preensão para a obtenção de um produto conhecido como pelete.

Como vantagens, é possível citar a melhora na digestibilidade (principalmente pela gelatinização do amido), facilidade no transporte (por ser menos pulverulento que a ração farelada) e redução no número de patógenos (em função do tratamento térmico). Como maior desvantagem está o custo para aquisiç ...

Situação: concluído     Data de Início: 01/04/2012