Publicações

Efeito da temperatura de condicionamento sobre a digestibilidade da proteina bruta e metabolizabilidade de dietas para frangos de corte.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: TEIXEIRA NETTO, M. V.; MASSUQUETO, A.; DURAU, J. F.; LIMA NETTO, E. S.; KRABBE, E. L.; MAIORKA, A.; OLIVEIRA, S. G.

Resumo: Sabe-se que o tratamento térmico do alimento pode melhorar seu aproveitamento, sendo a influência do processamento sobre a digestibilidade o principal modo de ação (4). A peletização da ração aumenta a digestibilidade das frações da dieta pela ação mecânica e pela temperatura do processo. Os processos térmicos também promovem alterações das estruturas terciárias naturais das proteínas, facilitando sua digestão (2). A peletização proporciona um aumento do valor energético dos nutrientes, sendo uma alternativa viável para dietas de frangos de corte em termos de aumento da energia metabolizável da dieta. Com isso, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes temperaturas de condicionamento sobre o coeficiente de metabolizabilidade aparente da matéria seca (CMAMS) e o coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta (CDPBap).

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Separatas