Downloads de palestras de cursos e eventos

A seguir, você encontra uma lista com palestras, apresentações e outros materiais disponibilizados por palestrantes e responsáveis de cursos e eventos com a organização ou promoção da Embrapa Suínos e Aves. A disponibilidade desses materiais depende da anuência do responsável por cada apresentação.

Utilização de resíduos agroindustriais na agricultura

Nos dias 19 e 20 de maio de 2015, aconteceu em Sinop-MT o workshop "Utilização de resíduos agroindustriais na agricultura", promovido pela Embrapa em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso – Acrismat, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. O objetivo foi transferir conhecimento em relação ao uso de resíduos agroindustriais em sistemas de produção agrícola, além de discutir oportunidades e desafios para criar novas demandas de pesquisa e extensão no Estado do Mato Grosso. "A intenção é aliar a geração de renda e a qualidade ambiental, discutindo e apresentando resultados de pesquisa que podem ser aplicados por produtores na região", explicou um dos organizadores, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Juliano Corrêa.

A programação ocorreu nas dependências da Embrapa Agrossilvipostoril, localizada em Sinop, e abordou desde questões técnicas sobre o uso de resíduos na agricultura a temas de legislação, mercado e pesquisas.

O professor da UFMT Carlos César Breda alertou para a necessidade de mudança de pensamento em relação aos resíduos orgânicos, que muitas vezes são tratados como lixo.

"Os dejetos de suínos, aves e gado, que são criações abundantes no estado, poderiam estar sendo usados como fertilizantes para as plantações. As quais muitas vezes são usadas para alimentar os próprios animais", declarou. Breda também falou sobre a demanda de mais pesquisas em relação ao tema e parcerias com produtores no estado.

O professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Luciano Gatiboni falou sobre a vantagem geográfica que Mato Grosso possui, pois a topografia plana facilita o manejo de resíduos. Também abordou a possibilidade da substituição do uso de fertilizantes minerais como fonte de fósforo por orgânicos. "O fósforo é um dos três principais nutrientes que a planta precisa para se desenvolver, e, pela minha experiência com o uso de dejetos de suínos na agricultura, a substituição completa dos fertilizantes minerais pelos orgânicos é possível", afirmou.

Além dessas palestras, foram abordados assuntos como o mercado, as tecnologias disponíveis e o uso de resíduos para a produção de biocarvão. Também foram apresentados resultados preliminares de uso de resíduos orgânicos na cultura da soja em Mato grosso e em diferentes sistemas de produção. A partir das discussões, foi firmada uma parceria com a Granja Lucion, que já realiza adubação a partir de dejetos suínos. O objetivo é estudar como está sendo feito esse trabalho e ainda este ano iniciar um projeto de transferência de tecnologia para os demais produtores da região.

Palestras
Para baixar as apresentações em formato PDF, clique sobre o título da palestra