Programa Embrapa & Escola

O programa Embrapa & Escola é um projeto institucional realizado desde 1997 com ações educativas que visam oferecer orientação a estudantes sobre a importância da Ciência & Tecnologia para a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

O Embrapa & Escola também tem o objetivo de aproximar os alunos das Unidades de pesquisa da empresa por meio de visitas.

Objetivos do programa:

  • Restabelecer e fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural
  • Mostrar os trabalhos que envolvem a produção e o processamento do alimento, em toda a cadeia produtiva
  • Desenvolver nas crianças, jovens e respectivas famílias, hábitos alimentares saudáveis
  • Estimular ações que visem à preservação do meio ambiente e dos ecossistemas

Devido à dificuldade que muitas escolas enfrentam para deslocamento, a Embrapa Suínos e Aves se dispõe a atender os alunos nos colégios. Ou seja, profissionais da Embrapa podem realizar visita às escolas e apresentar palestras e entregar material de divulgação. Outra ação é a interação dos personagens Fritz e Toni, que interagem com o palestrante e prendem a atenção passando instruções às crianças, especialmente sobre o meio ambiente.

Quais as palestras oferecidas?
As palestras oferecidas pelo programa são "A importância da água e sua preservação", "Como nascem os pintinhos?", "O ovo na alimentação" e "Controle de roedores". Outras palestras podem ser ofertadas, dependendo da solicitação e interesse da escola, bem como da disponibilidade dos técnicos.

Existe alguma data específica para agendar uma visita?
As visitas acontecem dentro do ano letivo, geralmente entre março e novembro. As datas podem ser negociadas de acordo com a disponibilidade e interesse das escolas.

Como marcar uma palestra?
O programa é coordenado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Suínos e Aves. A responsável pelo trabalho é a Marisa Cadorin, que pode ser contatada pelo e-mail marisa.cadorin@embrapa.br ou pelo telefone (49) 3441-0448.


Os personagens Toni e Fritz e os técnicos da Embrapa responsáveis pelas palestras: Jacir, Marisa e Levino