Infraestrutura

A Embrapa Suínos e Aves está localizada em Concórdia, Oeste de Santa Catarina, região em que surgiram as agroindústrias referência nacional na produção de suínos e aves (Sadia, Perdigão, Aurora, Seara), principalmente no que diz respeito à inovação tecnológica.
 
Criada em 1975, a Unidade dispõe de uma área de 204,02 ha de terra com 50.893,79 m2 de área construída. A infraestrutura disponível é constituída pelo prédio administrativo, unidades de produção e pesquisa, campos experimentais, dois complexos de laboratórios (Análises Físico-Químicas e Sanidade e Genética Animal), isolamento e necropsia, biotério, incubatório, fábrica de rações, biblioteca, Unidade de produção de aves e ovos SPF e Unidade de produção de suínos SPF, central de coleta de sêmen de suínos, laboratório TEC-DAM (abriga diversas tecnologias para tratamento de animais mortos), estação meteorológica, almoxarifado, refeitório, abatedouro e outras estruturas de apoio. 
 
Também conta com um patrimônio de 5.795 bens móveis e imóveis e capacidade para alojamento de 6 mil suínos e 50 mil aves.
 
A frota de veículos é de 34 unidades entre veículos de carga, de passeio, ônibus e van, além de sete máquinas agrícolas.
 
Laboratórios
 
A Embrapa Suínos e Aves possui dois complexos laboratoriais. Um deles é o Complexo de Sanidade e Genética Animal, voltado às pesquisas que envolvem questões sanitárias ligadas à avicultura e suinocultura. O laboratório também possui estrutura para estudos sobre genômica. Já o Laboratório de Análises Físico-Químicas proporciona a estrutura laboratorial para as pesquisas em meio ambiente, nutrição, qualidade da carne, solo, fertilizantes e bioenergia.
 
Campos Experimentais
 
Os Campos Experimentais da Embrapa Suínos e Aves têm por objetivo a produção e manutenção de animais para instalação de experimentos de pesquisa e são compostos por quatro unidades distintas:
 
CES - Campo Experimental de Suínos (incluindo a Unidade Demonstrativa e a Estação de Tratamento de Dejetos Suínos), num total de 19 instalações
 
NCGS - Núcleo de Conservação Genética de Suínos, com 10 instalações
 
NCGA - Núcleo de Conservação Genética de Aves, com 12 instalações
 
UEA - Unidade Experimental de Aves, com 14 instalações
 
Fábrica de Rações
 
Desde 1986, a Fábrica de Rações da Unidade vem produzindo rações para atender à demanda interna com rações experimentais e manutenção do plantel de suínos e aves.
 
Com possibilidade de produzir ração peletizada e farelada, prioriza a produção de rações experimentais com misturadores em forma de "Y" com capacidade de 50 e 100 kg, verticais com capacidade de mistura de 250, 500 e 1.000 kg e horizontais automatizados com capacidade de 250 e 500 kg.
 
A fábrica tem 1.225 m2 de área física e produz uma média anual de 2 mil toneladas de ração