Pular para o conteúdo

Projeto TEC-DAM

Tecnologias para Destinação de Animais Mortos

O problema

A destinação de carcaças de animais que morrem por causas rotineiras ou catastróficas é um problema que afeta a maioria das propriedades rurais produtoras de suínos, aves e bovinos. A preocupação se deve especialmente à falta de uma regulamentação específica para a remoção e destinação que atenda os aspectos sanitários, ambientais e econômicos.

Para auxiliar produtores e órgãos regulamentadores, a Embrapa Suínos e Aves (SC) tem atuado na avaliação de algumas práticas e tecnologias apontadas como rotas tecnológicas, como a compostagem acelerada, a biodigestão anaeróbia, a desidratação, a incineração e a reciclagem industrial de carcaças (rendering) para a produção de farinhas, gorduras, fertilizantes e outros coprodutos de valor agregado. No entanto, essas rotas tecnológicas necessitam uma validação para que possam ser indicadas oficialmente pelos órgãos regulamentadores.

A avaliação das rotas é realizada no âmbito do projeto Tecnologias para destinação de carcaças (TEC-DAM), que conta com a participação da Embrapa Gado de Leite (MG) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Vídeos

Resumo das indicações e critérios para adoção de tecnologias disponíveis para destinação de animais mortos nas granjas:
Webinar "Uso de animais mortos não abatidos para produção de biogás":
Dia de Campo na TV: Projeto TEC-DAM:
Dia de Campo na TV: Compostagem de carcaças de bovinos:
Palestra Tecnologias para destinação de animais mortos - Agrotins 2020:
Palestra Tecnologias para destinação de animais mortos - AgroBrasília 2020:

Prosa Rural

O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa. Nesta edição, é abordado o destino correto a ser dado aos animais mortos nas propriedades rurais. Diversos tipos de compostagem são apresentados. Outra opção também apresentada é a remoção dos animais mortos para as centrais de tratamento. O programa mostra que essa alternativa amplia o acesso a diversas soluções industriais para a reciclagem animal.

Para saber mais, acompanhe os pesquisadores Rodrigo Nicoloso, Everton Krabbe, Paulo Armando de Oliveira, Luizinho Caron e Nelson Morés, todos da Embarapa Suínos e Aves, no Prosa Rural:

 

Workshops

II Workshop TEC-DAM - 09.11.2016

A realização do II Workshop TEC-DAM – Tecnologias para Destinação de Animais Mortos no dia 9 de novembro trouxe à tona discussões importantes e apresentou alguns trabalhos de pesquisa. Cerca de 100 convidados participaram do evento, que pela manhã abordou resultados e desafios e à tarde mostrou dinâmicas.

Baixe as palestras no formato .pdf:

Reportagem sobre o workshop:

III Workshop TEC-DAM - 08.05.2017

A terceira edição do Workshop TEC-DAM – Tecnologias para Destinação de Animais Mortos aconteceu no dia 8 de maio de 2017 em Foz do Iguaçu-PR, como pré-evento do Sigera. O workshop abordou quatro temas: biosseguridade na destinação de animais mortos; dimensionamento de unidades de compostagem tradicional e acelerada; compostagem de bovinos inteiros; e biodigestão anaeróbia.

Baixe as palestras no formato .pdf: