Desafio

O vírus Porcine Epidemic Diarrhea (PDEv) tem causado prejuízos à suinocultura dos Estados Unidos por provocar grande mortalidade entre os leitões. O cálculo inicial é de que a oferta de carne suína cairá 14% nos Estados Unidos. Mesmo não representando ameaça ao consumidor, nem restrições ao comércio internacional de carne suína, o vírus representa um potencial perigo à suinocultura brasileira pelos danos econômicos que pode provocar.

Já há registros da presença do vírus em países da América do Sul, como Peru e Colômbia. Por esse motivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Embrapa, agroindústrias, produtores e laboratórios, formaram um comitê para elaborou um plano de contingência e fez sugestões de medidas de biossegurança para a produção brasileira.

Esta página, organizada pela Embrapa Suínos e Aves, apresenta informações sobre o PDEv, dados sobre como ele afetou a suinocultura norte-americana, informações sobre medidas de biossegurança e publicações sobre o tema. Todos os materiais são gratuitos. É importante destacar que todo esforço feito neste momento será importante para manter a suinocultura nacional livre deste vírus.