Laboratório de Geotecnologias Aplicadas

O papel principal do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas consiste em inserir o domínio das geotecnologias nas várias frentes de atuação de pesquisas da Unidade, cujo foco de análise é o ambiente dos Tabuleiros Costeiros do Nordeste do Brasil.

Atua no desenvolvimento de métodos e técnicas capazes de detectar, identificar, mapear, quantificar e monitorar fenômenos espaciais, com destaque às atividades agropecuárias, recursos hídricos e florestais, considerando o caráter ecorregional da unidade, portanto em consonância com o tripé: produção de alimentos, sustentabilidade sócioambiental e econômica da área-foco de atuação da Unidade.

Produtos como mapeamento, zoneamento e monitoramento da dinâmica territorial da agropecuária são gerados a partir de dados georreferenciados e auxiliam na tomada de decisões estratégicas em termos de ações gerenciais de P&D, TT e Administrativas.

Também é responsabilidade do laboratório o gerenciamento de recursos em termos de receptores GNSS, softwares, hardwares, acervos e bases de dados digitais que subsidiam as análises georreferenciadas vetoriais, matriciais, estatísticas e de computação científica.