Amazônia
-
Sobre o tema
Conheça as instalações da Embrapa na Amazônia Legal e confira alguns destaques entre as dezenas de tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária apropriadas para o Bioma Amazônia. As informações estão dispostas em três painéis gráficos interativos.
-
Tecnologias
Conheça tecnologias de destaque desenvolvidas pelas nove unidades da Embrapa localizadas na Amazônia, como produtos (cultivares, softwares e aplicativos), sistemas de produção e práticas agropecuárias. Para acessar todas as tecnologias Embrapa recomendadas para o Bioma, clique aqui. -
Ativos para parcerias
Confira ativos tecnológicos disponíveis para parcerias e negócios em diferentes estágios de desenvolvimento, fruto de pesquisas realizadas pelas Unidades da região amazônica. Para ver a lista completa de ativos para parceria de toda a Embrapa, clique aqui. -
Publicações
Baixe gratuitamente as últimos livros, artigos, documentos da Embrapa sobre o tema. Para ver a lista completa de publicações, clique aqui.
Projetos
-
As pesquisas da Embrapa na Amazônia
As pesquisas da Embrapa diretamente referentes ao bioma estão reunidas no Portfólio Amazônia, atualmente com 64 projetos em andamento e 238 pesquisadores envolvidos diretamente. Esses trabalhos somam R$ 15,4 milhões em recursos apropriados até 2026 (63% da Embrapa e 37% externos).
Entre as áreas trabalhadas pela Embrapa na Amazônia está a bioeconomia por meio da inserção de bioativos da região como insumos para produtos com foco nos setores agroquímico, cosmético, de alimentos e medicamentos.
A Embrapa também atua com desafios ligados a:
- Agregação de valor aos produtos da biodiversidade da Amazônia (óleos, extratos, essências, frutas, raízes, gorduras vegetais...).
- Viabilização da transição de sistemas produtivos de baixa rentabilidade e alto impacto ambiental para sistemas de produção intensivos e sustentáveis.
- Recuperação de áreas degradadas e desmatadas.
- Ampliação da rastreabilidade de sistemas de manejo florestal sustentáveis.
- Subsídio de políticas públicas para superação de gargalos tecnológicos da região e outros.
Notícias em destaque
-
Notícia 25/09/2023
Projeto irá avaliar método para descontaminação de castanha-da-amazônia
Projeto de pesquisa da Embrapa Acre, que busca criar novo método para descontaminar a castanha-da-amazônia, também conhecida como castanha-do-brasil e castanha-do-pará, de fungos produtores de aflatoxinas, substância de efeito cancerígeno, foi contemplado com recursos no montante de R$ 538 mil. O investimento é proveniente da Lei de Informática da Amazônia, coordenado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). -
Notícia 15/09/2023
Dia de Campo promove práticas sustentáveis para produção de castanha-da-amazônia
No próximo dia 20 de setembro, a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Ouro Preto, localizada em Guajará Mirim, Rondônia, sediará evento de promoção da sustentabilidade no cultivo e pós-colheita da castanha-da-amazônia, também conhecida como castanha-do-pará e castanha-do-brasil. -
Notícia 15/09/2023
Cafeicultura no Amazonas tem perspectivas promissoras e novos desafios
A cafeicultura no Amazonas está se estruturando com a adoção de tecnologias baseadas no cultivo de café clonal, com a recuperação de áreas desmatadas para inseri-las no sistema produtivo, abrindo oportunidades para geração de renda na agricultura familiar. O cenário é promissor com diversas potencialidades, mas também apresenta desafios para fortalecer essa cadeia produtiva no estado e isso foi discutido no Workshop “Cafeicultura no estado do Amazonas: Avanços e perspectivas”, que durante o dia 14 de setembro reuniu mais de 130 pessoas, entre técnicos, produtores e pesquisadores envolvidos na cafeicultura da região.