Sobre o tema

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade em uma mesma área, usando melhor os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego. Tudo isso, de maneira ambientalmente correta, com baixa emissão de gases causadores de efeito estufa ou mesmo com mitigação desses gases.

Saiba mais

Perguntas e respostas

Os desafios do setor, as pesquisas realizadas no Brasil, curiosidades...

Quer saber mais sobre ILPF? Então acesse aqui e veja essas e outras questões respondidas por especialistas da Embrapa.

 

Perguntas e respostas

 

Atuação da Embrapa no tema ILPF

A Embrapa desenvolve pesquisas com sistemas ILPF desde a década de 1980. Atualmente, mais de 20 Unidades da empresa desenvolvem algum tipo de atividade de pesquisa e transferência de tecnologia no tema.

Com a importância do tema e a representatividade na empresa, a Embrapa criou o portfólio de ILPF, que reúne e faz a gestão da carteira de projetos sobre sistemas ILPF. 

 

Saiba mais sobre o Porfólio de ILPF

Soluções tecnológicas

Soluções tecnológicas

A ILPF é uma estratégia que utiliza uma gama enorme de soluções tecnológicas. São desde tecnologias de manejo de solo, manejo do sistema de produção, cultivares, consórcios, entre outros.

Conheça as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa para estes sistemas.

Veja as soluções tecnológicas

Projetos de pesquisa

Projetos de pesquisa

Conheça a carteira de projetos da Embrapa na temática de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). 

As diferentes Unidades da empresa desenvolvem pesquisas relacionadas ao manejo, levantamento de indicadores socioambientais, agronômicos,zootecnicos, silviculturais e econômicos, entre outros.  

Veja os projetos

Associação Rede ILPF

Visando ampliar a adoção de sistemas ILPF no Brasil, a Embrapa se juntou a instituições privadas formando a Associação Rede ILPF. Esta parceira público-privada fomenta a pesquisa, a transferência de tecnologia e a comunicação sobre a ILPF, além de capacitar assistência técnica, certificar propriedades e viabilizar crédito rural. 

Conheça mais sobre esta associação, veja exemplos de produtores que já usam a ILPF pelo país e acesse outros conteúdos sobre o tema em www.ilpf.com.br.

Publicações

Em função das restrições do período eleitoral, não estamos exibindo as publicações desta página. Mas você pode consultar o acervo público da Embrapa por meio da nossa ferramenta de busca ou de um dos nossos repositórios de acesso aberto. Saiba mais em https://www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas

Notícias

ILP é tema de evento na Embrapa Agropecuária Oeste

No dia 4 de agosto, quinta-feira, produtores rurais e profissionais que trabalham com sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) estarão reunidos no 4º Seminário Técnico sobre o...

BioAS afere sustentabilidade no solo

Bioanálise de solo desenvolvida pela Embrapa identifica saúde do solo de forma inédita

Famato Embrapa Show promove quatro paineis temáticos

Evento, que começa dia 22, aborda solos, sustentabilidade, manejo de pragas, agroenergia, sistemas integrados e projeções de safra na programação técnica

Dia de campo mostra efeitos no solo e na produtividade do uso de sistemas integrados de produção

11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária foi realizado nos dias 5 e 6 de maio na Embrapa Agrossilvipastoril.

Embrapa apresenta resultados de dez anos de pesquisas com sistemas integrados em Sinop

11ª edição do dia de campo será nesta quinta e sexta-feira na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.

Saúde do solo e economia no uso de fertilizantes serão abordados pela Embrapa em dia de campo em Sinop

Dia de campo será nos dias 5 e 6 de maio e as inscrições antecipadas podem ser feitas pelo site da Embrapa Agrossilvipastoril.

Evento discute produção de milho e soja no Acre

“Estratégias para consolidação da produção intensiva de grãos no Acre”, este é o tema do seminário que será realizado na próxima quarta-feira, 6 de abril, a partir das 15 horas, na Federação da...

Embrapa Agrossilvipastoril pesquisará carbono na pecuária com apoio da Acrimat e Acrinorte

Parceria firmada entre a empresa de pesquisa e associações de produtores viabilizará pesquisas em sistemas integrados de produção agropecuária.

Consórcios forrageiros usados em segunda safra melhoram o solo e elevam produtividade de soja

Técnica acumula até 600kg de carbono por hectare, mostrando ser possível sistema em que a oleaginosa sequestre CO2

Embrapa capacita técnicos em tecnologias de baixo carbono no médio-norte de Mato Grosso

Primeiro módulo será realizado nos dias 22 e 23/11 em Nova Mutum e em 25 e 26/11 em Feliz Natal.