Sobre o tema

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Trata-se da utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade em uma mesma área, usando melhor os insumos, diversificando a produção e gerando mais renda e emprego. Tudo isso, de maneira ambientalmente correta, com baixa emissão de gases causadores de efeito estufa ou mesmo com mitigação desses gases.

Saiba mais

Perguntas e respostas

Os desafios do setor, as pesquisas realizadas no Brasil, curiosidades...

Quer saber mais sobre ILPF? Então acesse aqui e veja essas e outras questões respondidas por especialistas da Embrapa.

 

Perguntas e respostas

 

Atuação da Embrapa no tema ILPF

A Embrapa desenvolve pesquisas com sistemas ILPF desde a década de 1980. Atualmente, mais de 20 Unidades da empresa desenvolvem algum tipo de atividade de pesquisa e transferência de tecnologia no tema.

Com a importância do tema e a representatividade na empresa, a Embrapa criou o portfólio de ILPF, que reúne e faz a gestão da carteira de projetos sobre sistemas ILPF. 

 

Saiba mais sobre o Porfólio de ILPF

Soluções tecnológicas

Soluções tecnológicas

A ILPF é uma estratégia que utiliza uma gama enorme de soluções tecnológicas. São desde tecnologias de manejo de solo, manejo do sistema de produção, cultivares, consórcios, entre outros.

Conheça as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa para estes sistemas.

Veja as soluções tecnológicas

Projetos de pesquisa

Projetos de pesquisa

Conheça a carteira de projetos da Embrapa na temática de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). 

As diferentes Unidades da empresa desenvolvem pesquisas relacionadas ao manejo, levantamento de indicadores socioambientais, agronômicos,zootecnicos, silviculturais e econômicos, entre outros.  

Veja os projetos

Associação Rede ILPF

Visando ampliar a adoção de sistemas ILPF no Brasil, a Embrapa se juntou a instituições privadas formando a Associação Rede ILPF. Esta parceira público-privada fomenta a pesquisa, a transferência de tecnologia e a comunicação sobre a ILPF, além de capacitar assistência técnica, certificar propriedades e viabilizar crédito rural. 

Conheça mais sobre esta associação, veja exemplos de produtores que já usam a ILPF pelo país e acesse outros conteúdos sobre o tema em www.ilpf.com.br.

Vídeos


28/08/2020     
ILPF leva sustentabilidade ao campo brasileiro
Duração: 2:40"   ¦   863 Visualizações
03/08/2020
ILPF em áreas montanhosas
Duração: 5:22"   ¦   2676 Visualizações
25/05/2018
ILPF: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Duração: 3:01"   ¦   23018 Visualizações


Publicações

Publicação

A cultivar BRS Integra é a primeira cultivar de Urochloa ruziziensis (syn. Brachiaria ruziziensis) oriunda do programa de melhoramento genético conduz...

Publicação

A intensificação da produção observada no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) melhora as condições físicas, químicas e biológicas d...

Publicação

A elaboração deste glossário teve o objetivo de esclarecer alguns conceitos e pontos de dúvidas a respeito de todo o universo de conhecimento que gira...

Publicação

A introdução do eucalipto no Brasil pela Embrapa: bases institucionais e sua estruturação para a pesquisa com eucaliptos e corímbias; Melhoramento gen...

Notícias

Embrapa Agrossilvipastoril comemora dez anos com dia de campo em Mato Grosso

Nona edição do Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária foi realizado nos dias 9 e 10 de maio, na vitrine de tecnologias da Embra, em Sinop..

Embrapa Agrossilvipastoril realiza nona edição de seu dia de campo sobre sistemas integrados

Nona edição do dia de campo sobre sistemas integrados será realizado nesta quinta e sexta-feira, na vitrine de tecnologias da Embrapa, em Sinop (MT).

Tecnologias para melhoria de pastagens serão mostradas em Sinop

Dia de campo da Embrapa Agrossilvipastoril mostrará inoculação de braquiária, consórcios para segunda safra e opções de plantas forrageiras.Evento será em 9 e 10 de maio.

Dia de campo mostra alternativas produtivas na ILP no norte de Mato Grosso

Evento em Nova Guarita (MT), no dia 4, mostrará o Sistema Pontal, que consiste na ILP, estação de monta invertida e gestão de pastagens.

Embrapa e parceiros promovem dias de campo no sul, médio norte e norte de Mato Grosso

Eventos serão realizados em Itiquira, no dia 27/04, em Nova Guarita, em 04/05 e em Sinop, nos dias 9 e 10/05.

Embrapa expõe opções de tecnologias para sistemas produtivos na Norte Show

Feira será realizada de 15 a 17 de abril no parque de exposições da Acrinorte, em Sinop (MT).

Pós-graduandos ampliam conhecimentos em aulas realizadas na Embrapa

Estudantes de doutorado e mestrado em Agronomia, da UEMS, de Aquidauana/MS, participaram de atividades realizadas na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados (MS).

Dia de campo da Embrapa e Senar-MT é adiado para maio

O 9º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT).

Ribas do Rio Pardo (MS) duplica área cultivada com soja

Está havendo uma expansão nas lavouras de soja do município de Ribas do Rio Pardo, que em apenas um ano, aumentou em 48% a área cultivada. Atualmente, o município, localizado a 102...

Abertas as inscrições para capacitação em ILPF em Sinop

Capacitação será realizada no dia 31 de agosto e terá programação voltada para oportunidades, desafios e inovações em sistemas de integração lavoura-pecuária.