Sobre o tema

O Brasil possui aproximadamente 31 milhões de habitantes morando na área rural e comunidades isoladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – PNAD 2013). Desta população,somente 22% tem acesso a serviços adequados de saneamento básico e a realidade aponta que ainda existem quase 5 milhões de brasileiros que não possuem banheiro, ou seja, defecam ao ar livre. Portanto, cerca de 24 milhões de brasileiros ainda sofrem com o problema crônico e grave da falta de saneamento básico. Os motivos vão desde a ausência de prioridade nas políticas públicas até a própria cultura do morador da área rural, que não vê o saneamento básico como uma necessidade. O Sistema de Saneamento Básico na área Rural desenvolvido na Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), composto pelas tecnologias denominadas "Fossa Séptica Biodigestora", "Jardim Filtrante" e "Clorador Embrapa" visa justamente resolver este problema com soluções simples, eficientes e facilmente replicáveis.

Perguntas e respostas

Você quer conhecer, em detalhes, as tecnologias da Embrapa para Saneamento Básico Rural?
Então acesse aqui e veja as principais questões respondidas por especialistas da Embrapa.

A Fossa Séptica Biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbio para tratar o esgoto sanitário (fezes e urina) de uma residência rural onde moram até 5 pessoas. O efluente líquido tratado que sai da Fossa Séptica Biodigestora pode ser utilizado na agricultura como biofertilizante (aplicação no solo).

Uma das vantagens da Fossa Séptica Biodigestora é o aproveitamento do efluente (esgoto tratado) na agricultura, como forma de reuso de água e de compostos orgânicos e inorgânicos (nitrogênio, fósforo, potássio, etc), que são absorvidos pelas plantas no seu processo de crescimento. Do ponto de vista ambiental, trata-se de uma ótima solução pois evita o uso excessivo de fertilizantes químicos comerciais e ainda protege o meio ambiente (rios, lagos, lençol freático e solo). Em uma casa com 5 pessoas, a Fossa Séptica produzirá em torno de 90 litros de biofertilizante por dia.

 

A Embrapa recomenda os seguintes critérios para escolha do local a ser instalada:

- possuir água na propriedade

- possuir banheiro com vaso sanitário e água encanada

- o imóvel rural tem que ser de uso permanente (não pode ser chácara de final de

  semana ou veraneio)

- imóvel não pode ser em área alagada

- possuir esterco bovino nas proximidades (para a aplicação mensal)

- possuir área para aplicação do efluente: pomar, coqueiros, pasto, etc.

Publicações

Vídeos


01/02/2016     
Fossa Séptica Biodigestora e Clorador Embrapa - Saneamento básico rural
Duração: 27:11"   ¦   1134 Visualizações
17/06/2015
Jardim filtrante saneamento básico na área rural
Duração: 8:25"   ¦   496 Visualizações
30/04/2013
Instalação de Fossa Séptica Biodigestora em escola assentada de Hulha Negra/RS
Duração: 4:09"   ¦   11444 Visualizações


Projetos

Soluções tecnológicas