Busca de Notícias Busca de Notícias

19/09/13 |   Geotecnologia

SOMABRASIL é indicado para premiação em evento internacional de software livre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - SOMABRASIL é indicado para premiação em evento internacional de software livre

SOMABRASIL é indicado para premiação em evento internacional de software livre

 

O Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil - SOMABRASIL é um dos indicados para premiação na conferência global sobre software livre para a área geoespacial, que acontece até o dia 21, em Nottingham, no Reino Unido. O FOSS4G é o principal evento internacional voltado para software e padrões de dados geoespaciais abertos (open source). O SOMABRASIL (www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil/), desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, foi indicado na categoria que reúne os melhores sistemas integradores de dados - "Best Open Source Software Integration".

Um dos desenvolvedores do SOMABRASIL, o analista Davi de Oliveira Custódio, representa a Embrapa no evento, que dá destaque especial a software e ferramentas de código aberto como Geoserver, PosGIS, OpenLayers, WMS (Web Mapping Service) e WFS (Web Feature Service). Os indicados serão avaliados por um painel de especialistas independentes, que deve premiar os sistemas mais inovadores construídos com base em software livre. Os trabalhos estão expostos numa galeria, no website do evento, onde é possível votar no melhor, independente de categoria. Todos os resultados serão anunciados no encerramento do evento. Para votar, clique aqui (http://2013.foss4g.org/conf/gallery/).

SOMABRASIL

Lançado pela Embrapa Monitoramento por Satélite em novembro de 2012, o SOMABRASIL integra bases de dados de recursos naturais e agricultura provenientes de várias fontes, capazes de oferecer uma radiografia do Brasil. Por meio de um WebGIS, o sistema permite ao usuário interagir com essas bases de forma dinâmica, realizando consultas em diferentes níveis e cruzando informações para construção de mapas de acordo com seu interesse.

Dados da Produção Agrícola Municipal e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas e projetos do IBAMA e INPE, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações disponibilizadas. Em julho deste ano, novas bases foram incorporadas, como o mapeamento da agricultura de larga escala com a distribuição espacial das culturas de grãos para os anos/safra 2002/2003, 2007/2008 e 2010/2011, identificando áreas com uma ou duas safras anuais. Outras novidades do sistema foram o mapeamento do uso e cobertura do solo, baseado no Censo Agropecuário, mapas com dados climáticos do Brasil e ainda a possibilidade de adicionar informações a partir de servidores externos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é um dos principais usuários do sistema, utilizado para apoiar a avaliação de políticas para o agronegócio. Além do Mapa, o SOMABRASIL tem usuários cadastrados de todos os estados brasileiros e de 16 países. São profissionais ligados a instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão, empresas brasileiras e internacionais com atuação diversificada em praticamente todas as áreas de produção, além de associações de produtores, cooperativas, sindicatos, organizações não governamentais e bancos públicos e privados.

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite
graziella.galinari@embrapa.br
Tel.: (19) 3211-6200

 

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologiasomabrasil