Busca de Notícias Busca de Notícias

27/09/13 |   Geotecnologia

Embrapa lança nova versão do website com os principais satélites usados em agricultura e ambiente

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa lança nova versão do website com os principais satélites usados em agricultura e ambiente

Embrapa lança nova versão do website com os principais satélites usados em agricultura e ambiente

 

 

A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de lançar a nova versão do website Satélites de Monitoramento, uma base de dados com informações sobre os principais satélites e sensores remotos utilizados em agricultura e ambiente. O website está na sua quarta edição, com informações atualizadas, um visual mais claro e novos recursos de consulta. A nova versão já está disponível no endereço www.sat.cnpm.embrapa.br.

Em mais de 200 páginas de conteúdo, o website reúne informações técnicas sobre 31 missões espaciais responsáveis pela geração dos dados orbitais mais utilizados em projetos de agricultura e meio ambiente. São informações sobre o histórico das missões, características técnicas dos satélites, exemplos de imagens e de aplicações em trabalhos da Embrapa. Ao todo, são 105 sistemas sensores, entre ópticos e radares, e uma relação de 30 satélites, sete deles recentemente desativados.

As imagens originadas pelas missões orbitais são essenciais na elaboração de zoneamentos, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura das terras, além de apoiar a geração de importantes indicadores de sustentabilidade e competitividade para a agricultura. O site "Satélites de Monitoramento" registra uma média de mais de 8 mil visitas por mês, sendo um dos domínios da Embrapa Monitoramento por Satélite com mais acessos. As informações, organizadas numa única base de dados, ajudam a orientar o desenvolvimento de novas pesquisas, projetos e até trabalhos escolares.

Ao disponibilizar uma base de dados atualizada, a Embrapa busca contribuir para a disseminação das informações geoespaciais e seu potencial de aplicação, dentro de um mercado que cresce a cada ano. "A atualização é essencial, pois as missões são dinâmicas e os dados mudam rapidamente. Com a atualização, também conseguimos compreender melhor algumas tendências do mercado de observação da terra, as características dos novos sensores e satélites que são lançados e que podem ser utilizados nas pesquisas da Embrapa", explica a pesquisadora Cristina Criscuolo, uma das responsáveis pelo website.

 

 

 

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)

Embrapa Monitoramento por Satélite

(19) 3211-6200

graziella.galinari@embrapa.br

www.cnpm.embrapa.br

 

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologia