Busca de Notícias Busca de Notícias

24/10/13 |   Geotecnologia

Embrapa e Exército realizam atividades conjuntas em Campinas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

A Embrapa Monitoramento por Satélite e o contingente do Exército Brasileiro que participará da missão de paz no Haiti estão promovendo, ao longo desta semana, uma série de ações com estudantes de Campinas em temas como saúde e educação ambiental. As atividades fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que vai de 21 a 27 de outubro. Cinco escolas públicas da cidade estão recebendo exposições e palestras educativas, além da realização de plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Em todas as escolas visitadas, o grupo de militares organiza ainda atividades de saúde bucal e exames preventivos.

Na segunda-feira, dia 21, o grupo visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Benjamin Constant, onde o pesquisador da Embrapa Ivan Alvarez apresentou palestra sobre a importância das árvores e a arborização urbana viária de Campinas. A secretária municipal de Educação do município, Solange Pelicer, participou do evento. Na terça-feira, dia 22, foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Bolinha de Mel, que também contou com a presença de 80 pais de alunos. Nesta quarta, o grupo realizou o plantio de 50 mudas de árvores de sombra ao longo da área da Escola Municipal de Educação Infantil Jorge Leme, cerca de 10 mil m2.

No sábado, dia 26, uma grande ação está programada para ocorrer no bairro Campo Grande. Serão plantadas mil mudas de árvores no Parque Itajaí. A região está entre as menos arborizadas da cidade, de acordo com levantamento recente realizado pela Embrapa a partir de dados de satélite, que orientou o planejamento da atividade. O estudo verificou a arborização viária bairro a bairro e destacou regiões em que a prioridade para recuperação é alta.

Os militares que participam da ação em parceria com a Embrapa fazem parte do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabatt) que seguirá para o Haiti em dezembro e está sendo preparado na 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada na cidade de Campinas. Este será o 19º Contingente a participar da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, a Minustah. O grupo iniciou os preparativos para a missão em fevereiro deste ano, com apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite, que desde então abriga o núcleo de oficiais responsáveis pela missão e cedeu sua infraestrutura para diferentes atividades de preparação, além de gerar materiais cartográficos.

Graziella Galinari - jornalista (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite
E-mail: graziella.galinari@embrapa.br
Tel.: (19) 3211-6200

 

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologia