Busca de Notícias Busca de Notícias

06/12/13 |   Gestão ambiental e territorial

Projeto do macrozoneamento do Maranhão apresenta diagnóstico do estado em bases geoespaciais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Projeto de elaboração do macrozoneamento do Maranhão apresenta diagnóstico do estado em bases geoespaciais

Projeto de elaboração do macrozoneamento do Maranhão apresenta diagnóstico do estado em bases geoespaciais

 

 

Os resultados já alcançados a partir do trabalho de elaboração do Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (MacroZEE-MA) foram apresentados na última semana, em São Luís. Responsáveis pela execução, as unidades Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) e Embrapa Cocais (São Luís, MA) organizaram em bases geoespaciais o diagnóstico socioeconômico, jurídico-institucional, do meio físico-biótico e o atual uso e cobertura da terra, totalizando mais de 200 mapas temáticos do estado. O Maranhão compõe a região conhecida como Matopiba, junto com Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola do País, com forte expansão da área plantada e crescimento da produção, especialmente de grãos.

As informações servirão de base para a construção do macrozoneamento, de acordo com as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. "Este trabalho possibilitou a integração de dados históricos e da situação atual do estado e vai apoiar a delimitação das unidades de intervenção a partir das potencialidades e limitações de cada um dos sistemas ambientais identificados", explica o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite Édson Luis Bolfe.

Os resultados fazem parte do terceiro relatório previsto pelo projeto e foram apresentados no último dia 29 para representantes de mais de 15 entidades, entre secretarias estaduais, universidades, federações e empresas privadas. Para o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento do estado, Marco Aurélio de Souza Martins, o MacroZEE será a nova política entre as políticas futuras do Maranhão. "É a resposta a uma demanda antiga, que apoiará o gerenciamento de todo o estado".

A Embrapa e o Governo do Maranhão firmaram no início de 2013 um contrato de prestação de serviços de pesquisa para elaboração do MacroZEE, sob coordenação da Embrapa Monitoramento por Satélite e apoio da Embrapa Cocais. Ainda em dezembro, um portal lançado na internet vai trazer todas as etapas previstas pelo projeto, além do acesso aos mapas elaborados para o macrozoneamento por meio de plataforma de compartilhamento de dados espaciais.

O Macrozoneamento Ecológico Econômico é um instrumento para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais e subsidiando as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso do território com sustentabilidade. É voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como a articulação com a sociedade civil, congregando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território.

 

 

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)

Embrapa Monitoramento por Satélite
E-mail: graziella.galinari@embrapa.br
Tel.: (19) 3211-6214

 

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/