Busca de Notícias Busca de Notícias

22/01/14 |   Geotecnologia

Embrapa e Mapa desenvolvem aplicações para o monitoramento agrícola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa e Mapa desenvolvem aplicações para o monitoramento agrícola

Embrapa e Mapa desenvolvem aplicações para o monitoramento agrícola

Dados de satélites são fortes aliados no monitoramento e em análises geoespaciais da agricultura no Brasil. Um acordo de cooperação entre a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) e a Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) vem buscando desenvolver novas ferramentas para o acompanhamento sistemático de culturas agrícolas e seu desenvolvimento, capazes de gerar, por exemplo, indicativos de perda de safra ou outras anomalias na produção. Técnicos da Embrapa concluíram no final do ano passado algumas dessas aplicações geoespaciais, que vão apoiar o Ministério na identificação e qualificação de riscos envolvidos na agricultura.

Foram mapeadas e identificadas as condições agroclimáticas das lavouras de determinadas regiões produtivas por meio de técnicas que utilizam imagens de satélite e índices de vegetação. Ao todo, 28 regiões prioritárias para a cultura do milho (2ª safra) e 32 regiões prioritárias de trigo foram monitoradas. Os resultados obtidos proporcionaram o acompanhamento das condições das culturas a cada 10 dias, sendo comparadas com as condições no ano anterior e também com uma série histórica desde 1998. "São informações consistentes e úteis para apoiar o monitoramento da agricultura e do seguro rural, e também fornecer suporte técnico para análises de recursos vinculados à políticas públicas por parte do Ministério", explica o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Bolfe. Embrapa e Ministério já discutem a continuidade das atividades em 2014 e o desenvolvimento de novas aplicações e indicadores envolvendo evapotranspiração e eficiência do uso da água a partir de imagens de satélite.

O aprimoramento do Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL) foi outra ação conjunta, desenvolvida a partir da parceria. Disponível desde 2012 na internet, o sistema integra dados tabulares e informações geradas por satélites para o monitoramento das atividades agropecuárias em todo o País. Com o apoio da Secretaria de Política Agrícola foram integrados à base já existente os dados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático e criadas novas consultas para identificação e espacialização, através de mapas, de áreas aptas para o plantio de diferentes culturas. Dados disponíveis no SOMABRASIL foram atualizados com a inserção de informações do ano de 2012. Também foram incluídas cinco novas opções de consulta para as safras de milho (1ª e 2ª safras) e feijão (1ª, 2ª, e 3ª safras). "Anteriormente, os dados de milho e feijão diziam respeito ao total produzido em todas as safras. Estes novos dados permitem avaliar a elevação da área de segunda safra nos últimos anos, o que tem relação com a intensificação agropecuária", afirma Bolfe.
 

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite
Contatos: graziella.galinari@embrapa.br; (19) 3211-6214

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologiasomabrasil