Busca de Notícias Busca de Notícias

20/03/14 |   Geotecnologia

Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão é tema de consultas públicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão é tema de consultas públicas

Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão é tema de consultas públicas

 

 

O Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (MacroZEE-MA), instrumento previsto para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais, foi tema de consultas públicas realizadas nos municípios de Imperatriz, Balsas, Chapadinha e São Luís, entre os dias 24 de fevereiro e 13 de março. O MacroZEE-MA é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e, desde fevereiro de 2013, é executado sob responsabilidade da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP) e Embrapa Cocais (São Luís, MA), contando com a parceria institucional de vários órgãos do Estado.

Na oportunidade, a sociedade foi convidada a tomar conhecimento sobre todas as etapas do trabalho e foram apresentados para debate os cenários, macrozonas e diretrizes definidas para o MacroZEE do Estado do Maranhão. "As contribuições recebidas a partir das consultas públicas vão integrar o documento final, que será apresentado ao Governo do Maranhão", explica um dos coordenadores do projeto, o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Édson Bolfe. Diversos segmentos estiveram presentes nos eventos, como secretarias estaduais, prefeituras, federações e sindicatos de trabalhadores e patronais, ministério público, cooperativas, universidades, institutos de pesquisa, produtores rurais e representantes da indústria e do setor de serviços, totalizando mais de 500 participantes.

A Embrapa Monitoramento por Satélite organizou em bases geoespaciais o diagnóstico socioeconômico, jurídico-institucional, do meio físico-biótico e o atual uso e cobertura da terra do Estado, totalizando mais de 200 mapas temáticos. Essas informações serviram de base para a construção do macrozoneamento de acordo com as diretrizes legais estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. O trabalho teve ainda a participação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), além do apoio de secretarias de Estado do Maranhão, instituições de planejamento, organizações civis e empresas públicas e privadas.

A elaboração do MacroZEE é uma determinação legal conferida pelo Decreto Federal nº 7.378, de 1° de dezembro de 2010, que prevê a elaboração deste instrumento para todos os estados da Amazônia Legal, bem como pela Lei Federal nº 12.651/2012 (Código Florestal), que estabeleceu um prazo de cinco anos para que todos os estados brasileiros elaborem e aprovem seus zoneamentos. O MacroZEE é voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como a articulação com a sociedade civil, congregando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território. Foi elaborado de maneira a apoiar as decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso do território em bases sustentáveis.

 

 

Mais informações

http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/macrozee/

 

 

 

 

 

Texto: Graziella Galinari - MTb 3863 / PR

Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos: monitoramento-por-satelite.imprensa@embrapa.br; (19) 3211-6214

 

Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologiazoneamentoplanejamento-estrategico-territorial