Notícias

28/09/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Palestra apresenta dados da preservação ambiental pela agricultura no Piauí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - Evaristo de Miranda durante a sua palestra na Embrapa Meio Norte

Evaristo de Miranda durante a sua palestra na Embrapa Meio Norte

Mais de 59,7% da área dos imóveis rurais do Estado do Piauí é destinada à preservação da vegetação nativa. Os dados são do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e foram apresentados pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, no dia 20 de setembro, na sede da Embrapa Meio Norte, em Teresina, PI. O pesquisador apresentou uma radiografia dos cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão do Brasil, com ênfase nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além dos empregados da Embrapa Meio Norte, o evento reuniu representantes de órgãos públicos, como a Codevasf, Incra, Emater e Ibama e a imprensa.

Sob coordenação de Miranda, o Gite espacializou os dados do CAR, integrados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), e gerou, assim, uma visualização inédita e precisa da áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa, de diversas naturezas, no interior dos imóveis rurais do Brasil. O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano e mostrou a repartição territorial da área preservada pela agricultura nas microrregiões, nos estados, nas regiões, e em todo o País. Conheça mais aqui

Criado em maio de 2012 e gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico e obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele forma uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além do planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Com informações da Embrapa Meio Norte

Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gitecaratribuiçãouso das terraspiauí