Busca de Notícias Busca de Notícias

05/12/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

Estudo caracteriza microbacia hidrográfica em Planalto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lauro Gomes

Lauro Gomes - Uso do solo

Uso do solo

Pesquisadores da Embrapa realizaram a caracterização físico ambiental de uma área experimental no município de Planalto, pertencente à Microrregião de São José do Rio Preto, SP, que se destaca no cultivo da seringueira, também chamada de heveicultura. O trabalho de pesquisa avaliou o impacto ambiental dessa cultura e, consequentemente, a sua sustentabilidade.

Conforme Lauro Pereira, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e um dos autores, esse estudo possibilita não apenas a análise e avaliação geral de uma área, mas também a identificação das possibilidades e limitações de uso, dentro de princípios da sustentabilidade.

O trabalho consistiu no levantamento de dados e informações de literatura, complementados com trabalhos de campo e análises de laboratório. Como resultado, foi identificado o solo Latossolo Vermelho e a geologia regional, que apresenta-se constituída por rochas do Grupo Bauru, decorrente de sedimentação, cuja bacia acumulou uma sequência sedimentar predominantemente arenosa, em clima semiárido a árido. Quanto à geomorfologia, esta foi caracterizada pela Província do Planalto Ocidental, com domínio de colinas amplas e suaves.

A partir dessa caracterização, compreendida pelos componentes solo, geologia e geomorfologia, conclui-se que os solos da área oferecem boas condições de uso agrícola, dada as limitações ligeiras ou nulas quanto aos parâmetros de avaliação: fertilidade natural, drenagem/aeração e impedimento à mecanização. Todavia, apesar das boas condições de relevo, a textura predominante do tipo franco arenosa, com elevada percentagem de areia em seus horizontes, predispõe esses solos ao risco moderado de erosão, necessitando de práticas conservacionistas de uso e manejo adequados para uma produção sustentável.

Os autores são os pesquisadores Lauro Pereira, Marco Gomes, Manoel Dornelas de Souza, da Embrapa Meio Ambiente e Sérgio Tôsto, da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas, SP).

 

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/