Notícias

24/03/20 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Gestão ambiental e territorial

Projeto ASEAM promove treinamento teórico em serviços ecossistêmicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: André Furtado

André Furtado - Participantes e instrutores do treinamento

Participantes e instrutores do treinamento

Entre os dias 11 e 13 de março, foi realizado o I Treinamento “Produção Sustentável e Serviços Ecossistêmicos na Amazônia”, em Apuí, município localizado a cerca de 1.120 km de Manaus, no estado do Amazonas. O evento é uma ação do projeto ASEAM e teve como público-alvo os pequenos produtores, mulheres rurais, extensionistas e indígenas do bioma Amazônia. O pesquisador André Furtado foi um dos instrutores do curso juntamente com representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).

A capacitação reuniu 40 participantes e estimulou o aprendizado teórico e prático. André ministrou palestra sobre pagamento em serviços ambientais, com abordagem no panorama nacional e regional. Outros temas teóricos abordados foram a relação dos sistemas agroflorestais como promotores de serviços ecossistêmicos, sistemas de produção sustentável e zoneamento de cadeias produtivas locais. A atividade prática mostrou o manejo de sistemas agroflorestais em uma unidade agrícola.

Além do pesquisador da Embrapa Territorial, o treinamento foi ministrado por Ramon Morato e Marina Yasbek Reia, ambos do Idesam, e Domingos de Jesus Bonfim, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Apuí.

Outros oito treinamentos estão previstos para ocorrer em comunidades localizadas em outros estados do bioma Amazônia.

O projeto ASEAM busca quantificar e valorar serviços ecossistêmicos (solo, água e carbono) e ampliar a rede de conhecimentos e experiências sobre serviços ecossistêmicos e ambientais no bioma Amazônico. A iniciativa faz parte do Projeto Integrado da Amazônia e recebe recursos do Fundo Amazônia.

Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fundo-amazoniaprojeto-aseam