Dirigentes

Foto de Evaristo Eduardo de Miranda

Chefe-geral

Evaristo Eduardo de Miranda

Evaristo Eduardo de Miranda é agrônomo, tem mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Com centenas de trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de 42 livros. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 1980, participou e coordenou mais de 40 projetos de pesquisa e implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. É membro de várias sociedades científicas. Seu plano de trabalho na gestão da Embrapa Territorial prevê quatro eixos estratégicos: Estruturar sistemas de inteligência territorial para apoiar o desenvolvimento agropecuário regional; Criar o sistema de gestão territorial da macrologística agrícola, integrando armazenagem, escoamento da safra aos portos, cabotagem, pontas rodoferroviárias e cargas de interesse; Criar sistemas de inteligência, gestão e governança fundiária e agrária para qualificar microrregiões para o programa de mobilidade social no campo e propor clusters de inovação, verticalização e intensificação da agricultura familiar; Monitorar o uso, a ocupação e a atribuição das terras e apoiar sua gestão territorial integrada para ampliar seu uso racional em bases territoriais.

C. Lattes Proposta de Trabalho Apresentação e Memorial


Foto de José Gilberto Jardine

Chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia

José Gilberto Jardine

Formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, possui doutorado em biotecnologia e pós-doutorado em bioinformática. Durante os 37 anos dedicados à Embrapa, por 19 anos exerceu cargos de gestão na empresa. Na Embrapa Informática Agropecuária exerceu os cargos de Chefe-Geral; implantou e gerenciou a Área de Comunicação e Negócios; foi Chefe Adjunto de Administração e Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento. No Núcleo Tecnológico de Informática Agropecuária exerceu o cargo de Chefe Adjunto e na Embrapa Agroindústria de Alimentos, onde iniciou suas atividades na Embrapa, foi Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento. Antes de assumir a Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia na Embrapa Territorial, desenvolvia pesquisas em Biologia Computacional.

Currículo Lattes


Foto de Luís Gonzaga Alves de Souza

Chefe-adjunto de Administração

Luís Gonzaga Alves de Souza

Graduado em Ciência Contábeis pela PUCCAMP. Ingressou na Embrapa em 1978 na Divisão de Tesouraria do Departamento Financeiro na Sede. Transferido em 1983 atuou na implantação da Embrapa Meio Ambiente e supervisionou a Área de Orçamento e Finanças até 1996. Na Embrapa Territorial, atuou nos setores de Orçamento e Finanças e Patrimônio e Material. Supervisionou a Área de Operações Administrativas – AOA. Exerceu a Chefia Adjunta de Administração de 2000 a 2010.


Foto de Lucíola Magalhães

Chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Lucíola Magalhães

É geóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Ciências (2015) pela mesma instituição. Com experiência em geoprocessamento e sensoriamento remoto, participou e coordenou projetos nas áreas de modelagem espacial de dados para tomada de decisão e caracterização espectral de solos, rochas e vegetação. Desde 2013, está na Embrapa Territorial, onde tem sua atuação voltada para o desenvolvimento de Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para subsidiar decisões dos setores públicos e privados em prol do desenvolvimento agropecuário regional. Foi supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e secretária-executiva do Comitê Técnico Interno. Em dezembro de 2018, assumiu a Chefia-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

Currículo Lattes