Pular para o conteúdo

Transferência de Tecnologia e Intercâmbio de Conhecimento

Dia de Campo sobre cultivo de guaranáA diversidade é uma das características mais marcantes da sociedade brasileira e ela também está presente na nossa agricultura. Promover a sustentabilidade desse setor é o nosso desafio e, para isso, utilizamos as seguintes estratégias:

  • Transferência de Tecnologia (TT) – É um componente do processo de inovação, no qual diferentes estratégias de comunicação e interação são utilizadas por grupos de atores com o objetivo de dinamizar arranjos produtivos, mercadológicos e institucionais, por meio do uso de soluções tecnológicas.
  • Intercâmbio de Conhecimento (IC) – É um processo interativo e dialógico que possibilita adaptar soluções tecnológicas já desenvolvidas a contextos específicos, a partir da troca entre saberes tradicionais ou conhecimentos tácitos e conhecimentos científicos. O enfoque interativo permite que tecnologias e conhecimentos já desenvolvidos sejam interpretados e adaptados, mediante realidades específicas e valores particulares.

Nossa Estrutura

A atuação nesses temas é coordenada pela Diretoria-Executiva de Transferência de Tecnologia, a qual tem sob sua supervisão o Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) e a Secretaria de Negócios (SNE). As Unidades Descentralizadas da Embrapa também desempenham esse papel, em especial a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Produtos e Mercado.

Alianças estratégicas

Viabilizar a Transferência de Tecnologia e o Intercâmbio de Conhecimento só é possível com a articulação e o apoio de uma rede de organizações públicas e privadas. São instituições de pesquisa agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de comercialização e cooperativismo, de âmbito estadual e municipal, fundamentais para o fortalecimento de alianças e parcerias.

Soluções tecnológicas

UvasSoluções Tecnológicas são o conjunto de conhecimentos técnicos testados  e validados que assumem o sentido de utilidade para a sociedade. Abrange o conjunto de Produtos, Processos e Serviços da Embrapa em atendimento às demandas produtivas e tecnológicas da população ou público a que se destinam.

>> Conheça as nossas soluções tecnológicas

Modalidades de TT e IC

Dia de CampoConheça métodos e instrumentos para Transferência de Tecnologia e Intercâmbio de conhecimento utilizados pela Embrapa.

Espaço Ater

Visite aqui o espaço do portal Embrapa com conteúdo dedicado aos agentes de assistência técnica e extensão rural.

Programas e Políticas públicas

Participamos de forma efetiva em politicas públicas para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira e da redução da pobreza rural.

>> Acesse aqui e veja quais programas de governo contam com a participação da Embrapa.

Relacionamento com a Ater

Trabalhamos em articulação com diversas instituições públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural para promover o desenvolvimento sustentável do meio rural.

>> Saiba mais aqui como ocorre o relacionamento da Embrapa com a Ater.