Acervo

A biblioteca da Embrapa Trigo que faz parte do Sistema Embrapa de Bibliotecas - SEB e possui um dos maiores acervos bibliográficos da empresa, reúne o maior acervo na área de cereais de inverno do país e, é o local onde está armazenada a memória histórica, técnica e científica da unidade.

Possui livros, e-books, proceedings, folhetos, folders, teses e separatas, além de outros materiais, sobre trigo, triticale, cevada e aveia, bem como sobre soja, milho, feijão e agricultura em geral, contemplando as áreas de melhoramento genético, biotecnologia, fisiologia, solos, fitopatologia, entomologia, práticas culturais, agrometeorologia e socioeconomia. Também possui uma grande coleção de periódicos. Hoje o acervo é formado não só pelo material impresso mas também por fitas, CDs e publicações com acesso online.

Em função da importância em preservar a história do trigo, está sendo realizado um resgate do maior número possível de documentos sobre a cultura.

O acervo da biblioteca está inserido na BDPA - Base de Dados Pesquisa Agropecuária, que é formada pelas Bases Acervo, Produção Científica e Catálogo Coletivo de Periódicos, composta das 50 coleções/bibliotecas da Embrapa.

Os trabalhos dos pesquisadores estão disponibilizados com texto completo nos repositórios da Embrapa – Alice (trabalhos científicos) e Infoteca (trabalhos técnicos).

A biblioteca tem acesso ao acervo de diversas instituições nacionais e internacionais através de Sistemas/Redes/Convênios/Bases nacionais e internacionais o que facilita o acesso a publicações para atendimento aos usuários internos e externos. Destaca-se: Sistema COMUT, CCN - Catálogo Coletivo Nacional, Portal Capes, SIDALC - Sistema de Informação e Documentação Agropecuária das Américas, BL - British Library.

Acesso Rápido