Histórico

A Biblioteca foi criada logo após a inauguração do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo em 1974, incorporando o acervo da antiga Estação Experimental de Passo Fundo, do Ministério da Agricultura. Ela funcionava no segundo piso do prédio antigo, onde hoje é a Embrapa Produtos e Mercados. Após a construção do novo prédio a biblioteca foi transferida em 1990 para o atual local, ocupando uma área de 350 m², a direita da entrada do prédio central.

O local foi construído especialmente para abrigar a biblioteca, possuindo ar condicionado central, recepção, uma área maior para o acervo, salas para estudo, sala de folhetos e separatas, sala para bibliotecária e um pequeno depósito. Foram adquiridos balcão de empréstimo, estantes, expositor e mesas de leitura.

Com o decorrer dos anos novas aquisições têm-se somado aos móveis e equipamentos como estantes multimídia, computadores, impressoras, scanner.

A biblioteca passou por uma reforma nos últimos anos para tornar o ambiente mais confortável para os usuários. Houve uma redistribuição dos espaços e foi renovado o mobiliário.