Gerenciamento na Fruticultura

de Clima Temperado

GestFrut

A fruticultura de clima temperado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina constitui uma das atividades econômicas e sociais mais importantes. Isso porque, além de possuir força suficiente para alavancar economias locais estagnadas, está presente em diversas propriedades familiares, que respondem por cerca de 60% da produção nacional dessas frutas. Apesar da grande dimensão e relevância, essa atividade está cercada por problemas importantes, dentre os quais destacam-se aqueles associados com deficiências gerenciais de pequenos produtores familiares. Diante desse contexto, foi executado o projeto GestFrut, tendo como objetivo principal aprimorar habilidades gerenciais de agricultores familiares, com foco em questões econômico-financeiras, visando fornecer elementos fundamentais para a tomada de decisões, que conduzam à produção sustentável de frutas de clima temperado nas oito principais microrregiões produtoras desses dois estados.

Operacionalmente, a metodologia do projeto contemplou algumas etapas principais: seleção dos municípios gaúchos e catarinenses onde efetivamente ocorreram as ações do projeto; realização de painéis de discussão para caracterizar as unidades de produção familiar microrregionais e definir os sistemas modais de produção de frutas de clima temperado; desenvolvimento e validação de ferramentas gerenciais; e organização de grupos de produtores e técnicos extensionistas para realizar ações de capacitação gerencial.

As ações de capacitação gerencial estiveram baseadas, sobretudo, na geração e análise de indicadores econômico-financeiros de distintas alternativas de sistemas de produção de frutas de clima temperado. Para isso, foram desenvolvidos e validados cadernos de escrituração e ferramentas específicas para onze frutas: ameixa, amora, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva.

Para cada fruta, foi elaborado um caderno de escrituração, contando com três objetivos principais: constituir-se em uma ferramenta que, ao longo do ano, permita registrar e armazenar informações essenciais de distintos sistemas de produção, que podem estar associados com o emprego de tecnologias convencionais ou orgânicas; reunir as informações necessárias para utilizar o GestFrut; e auxiliar na tomada de decisões, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, verificando se estas permitiram, ou não, atingir os resultados esperados e, desse modo, realizar, quando necessário, possíveis ajustes nos sistemas de produção.

Por sua vez, as ferramentas citadas, desenvolvidas no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, possibilitam: realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.) e de viabilidade financeira (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.) do sistema de produção em análise; mediante possíveis variações em componentes tecnológicos, avaliar o impacto nos resultados econômicos e financeiros do sistema de produção (ex.: verificar o que acontece com o lucro quando se aumenta o preço de um determinado insumo); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; e realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção, verificando, por exemplo, a probabilidade de obter resultados positivos e negativos (ex.: probabilidades de obter lucro maior e menor que zero).

Para utilizar o GestFrut, o símbolo decimal dos números no computador deve estar configurado para vírgula e não ponto. Essa alteração, se necessária, deve ser feita acessando as configurações "Região e Idioma", no painel de controle do computador.

Para fazer o download das ferramentas gerenciais citadas, clique no logo específico da fruta de interesse.

AmeixaAmoraCaquiFramboesa

KiwiMaçãMirtiloMorango

PeraPêssegoUva

 

Confira o vídeo demonstrativo

Cadastro

Se você deseja receber mensagens relacionadas à tecnologia GestFrut preencha o formulário:

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.