Notícias

01/09/17 |   Comunicação

Joaquim Fonseca inaugura novo espaço cultural na Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Abertura da exposição

Abertura da exposição

Iniciativa busca ampliar a visitação da comunidade à Biblioteca

Em tempos de grandes facilidades de acesso a publicações por meios digitais, espaços como as Bibliotecas estão cada vez mais esvaziados. Mesmo sendo uma referência na temática da vitivinicultura e fruticultura no Brasil, com mais de 13 mil obras no acervo, essa era uma realidade que passou a desafiar a bibliotecária Rochelle Alvorcem, desde que chegou à Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Assim surgiu o projeto Cultura & Arte na biblioteca, uma proposta de unir “Ciência e Arte”, com uma série de ações interligadas. A iniciativa foi muito bem recebida pela direção da Unidade, como pontuou o chefe-geral, Mauro Celso Zanus, na abertura da Exposição de aquarelas Andanças, do artista Joaquim Fonseca. “O fato é que ambos, artista e cientista, bebem da mesma fonte. É a criatividade, o senso do querer descobrir e experimentar, em um processo de tentativa e erro, que aproximam o pintor e o pesquisador. Ao mesmo tempo nós temos esse espaço maravilhoso, com um acervo único de livros, e que nós gostaríamos que fosse melhor compartilhado com a sociedade”, pontuou Zanus, no evento que aconteceu na tarde do dia 30 de agosto.

Recém chegado a Bento Gonçalves, Joaquim Fonseca identifica na exposição uma oportunidade de apresentar o seu trabalho na Serra. “É muito legal ter uma instituição com uma biblioteca que abra para outros eventos que tenham a ver com a cultura, é uma extensão da biblioteca”, pontuou. Ele também destacou que a exposição será um motivo adicional para o conhecer a Biblioteca e visitar a Embrapa. Segundo Fonseca “vale a pena uma visita à Embrapa, um dos lugares mais bonitos de Bento Gonçalves. O que estou vendo aqui é quase uma repetição da paisagem que eu vi na Toscana, na Itália”, comentou ele ao apresentar uma das aquarelas da exposição, que apresenta uma vista da empresa de pesquisa.

A abertura do espaço cultural foi aprovada pela diretora-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, Soeni Bellé, “eu acho que é uma iniciativa excelente de trazer a cultura pra dentro da biblioteca, fazer com que as pessoas utilizem mais o espaço, sem falar da qualidade do trabalho do artista, super renomado e qualificado”, avaliou ela ao adiantar que irá estimular a visitação dos estudantes do Instituto para conferir a iniciativa.

A exposição “Andanças”, com 25 aquarelas do artista gaúcho Joaquim Fonseca tem entrada franca e poderá ser visitada na Biblioteca da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

O artista
Joaquim Fonseca nasceu na cidade de Alegrete, morou por oito anos em Brasília e desde o início deste ano está morando em Bento Gonçalves. A escolha pela técnica da aquarela, uma das técnicas de pintura mais antigas que se conhece, é pela sua adequação para os registros da flora e fauna, tanto estéticos como científicos. Ele é graduado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi aluno dos renomados mestres Ado Malagoli, Aldo Locatelli, Cristina Balbão, Alice Soares, João Fahrion e Fernando Corona e Jerome Witkin. Fonseca já realizou mais de 60 exposições individuais e participou de mostras coletivas no Brasil e Estados Unidos. Já escreveu e ilustrou diversos livros e, além de artista plástico, é consultor em design gráfico.

Serviço:

O que: Espaço Cultural da Embrapa Uva e Vinho com a Exposição “Andanças”, com aquarelas de Joaquim da Fonseca
Local: Biblioteca da Embrapa Uva e Vinho
Endereço: Rua Livramento, 515, Conceição - Bento Gonçalves, RS
Horário de visitação: das 8h30 às 11h00 e das 13h30min às 17h

Viviane Zanella (14400 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

bibliotecaexposiçãojoaquim da fonsecacentro cultural