Notícias

08/01/19 |   Comunicação

Documentário Vinhos do Brasil - Serra Gaúcha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contar a história e a evolução da vitivinicultura gaúcha, a partir da narrativa dos seus protagonistas, foi a proposta da equipe da TV NBR, que buscou a parceria da Embrapa para a sua execução. O primeiro episódio da série documental Vinhos do Brasil – Serra Gaúcha foi veiculada no último dia de 2018.


Em um formato diferenciado, o programa apresenta desde a chegada dos imigrantes até os dias atuais,  a manutenção dos vinhos coloniais, elaborados por cantinas familiares, ou nos  empreendimentos que apresentam produtos típicos, como os vinhos com a certificação de Indicação de Procedência.

“Realizamos uma sugestão de entrevistados e pautas iniciais, mas que foram sendo reconstruídas, com a inserção de outras fontes, a partir das entrevistas e elementos que foram sendo revelados a cada entrevista para a equipe da NBR”, conta Marcos Botton, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho. Ele revela que, ao acompanhar as filmagens, não se tinha ideia do programa final, pois muitos foram os elementos coletados. “Ficamos bastante satisfeitos e temos certeza que uma nova leitura da Serra Gaúcha foi apresentada, mostrando como avançamos na qualidade dos produtos aqui elaborados”, avalia.


O projeto foi idealizado por Bernado Castro e dirigido por Alessandro Oliveira e Daniel Paranayba. Eles também foram responsáveis pelas entrevistas e imagens que revelaram essa vitivinicultura diversa, que tem atraído milhares de turistas ao coração da Serra Gaúcha, considerada um pedacinho da Europa no Brasil. O próximo episódio, que  irá apresentar a produção vitivinícola no Semiárido brasileiro, ainda não tem data para exibição.

Viviane Zanella (Mtb 14400)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/