Cultivares de Uva e Porta-Enxertos de Alta Sanidade

Voltar

Cultivar | BRS Lorena

BRS Lorena

Descrição:
‘BRS Lorena’ é uma cultivar de uva branca desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho para a região da Serra Gaúcha. Apresenta alto potencial produtivo, boa resistência às doenças e mosto equilibrado, com qualidade para a elaboração de vinhos brancos de mesa aromáticos e frisantes.
 

Origem:
A ‘BRS UV 127 31' mais conhecida como 'BRS Lorena’ foi obtida do cruzamento entre as cultivares Malvasia Bianca e Seyval. É uma cultivar plenamente adaptada às condições ambientais do sul do Brasil. Possui alta produtividade (25-30 t/ha), vigor moderado e resistência às principais doenças que ocorrem na região. A uva madura atinge teores de açúcar entre 20 e 22 graus Brix, com acidez total do mosto entre 90 e 100 meq/L. O sabor é moscatel, característico e agradável.

Em 2017, ocorreu o edital de comercialização do material vegetal para constituição de jardins clonais em viveiristas licenciados pela Embrapa e estará disponível até o final de 2018.

Principais Características:
Tipo prioritário de uso:
vinho de mesa branco
Características Biológicas: Vigor: moderado. Ciclo: Intermediário.
Características Morfológicas: Cacho médio, cônico, ás vezez alado, baga média, branca, sabor moscatel; com sementes.
Resistência à pragas e doenças: à Antracnose: moderada; à Botytis: moderada; ao Míldio: moderada; ao Oídio: alta; à Podridão da uva madura: baixa
Região de adaptação: PR, SC e RS

Ano de lançamento da tecnologia: 2001

Mais informações e onde comprar (viveiristas licenciados): Em fase de licenciamento. Data provável de liberação para viveiristas: julho de 2018