Cultivares de Uva e Porta-Enxertos de Alta Sanidade

Voltar

Cultivar | BRS Rúbea

BRS Rúbea

Descrição:
A cultivar de uva BRS Rúbea apresenta intensa cor violácea e características de aroma e sabor de alta qualidade para suco de uva. Também pode ser usada para a elaboração de vinho tinto para corte com vinhos pouco coloridos da cultivar Isabel. Além do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), pode ser uma opção para outras regiões de clima temperado da Região Sul do Brasil

Origem:
A cultivar ‘BRS UV H65 9 14' mais conhecida como 'BRS Rúbea’ foi obtida a partir do cruzamento entre ‘Niágara Rosada’ x ‘Bordô’. É uma uva tinta cuja principal vantagem é o alto conteúdo de matéria corante, que confere intensa coloração ao mosto e resulta em vinhos e sucos com melhor qualidade final. As plantas são vigorosas e de fertilidade média. Seu plantio é especialmente recomendado na região da Serra Gaúcha, apresentando potencial de cultivo em diferentes locais da região sul. Nos últimos anos, sua produção evoluiu no Rio Grande do Sul, apresentando clara tendência de crescimento. A ‘BRS Rúbea’ vem sendo cultivada em Goiás com sucesso razoável, como uma alternativa de uva tintureira.

Em 2017, ocorreu o edital de comercialização do material vegetal para constituição de jardins clonais em viveiristas licenciados pela Embrapa e estará disponível até o final de 2018.

Principais Características:
Tipo prioritário de uso:
vinho de mesa tinto e suco de uva
Características Biológicas: Vigor: alto. Ciclo: Intermediário.
Características Morfológicas: Cacho: pequeno, compacto; esférico, alongado, alado. Baga: esférica, mucilaginosa; sabor aframboesado; com sementes.
Resistência à pragas e doenças: à Antracnose: alta; à Botrytis: alta; ao Míldio: alta, Podridão do cacho: alta
Região de adaptação: RS
Ano de lançamento da tecnologia: 1999

Mais informações e onde comprar (viveiristas licenciados): Em fase de licenciamento. Data provável de liberação para viveiristas: julho de 2018