Cultivares de Uva e Porta-Enxertos de Alta Sanidade

Voltar

Cultivar | Moscato Embrapa

Moscato Embrapa

Descrição:

É uma cultivar de uva branca, moscatel e que normalmente atinge 17ºBrix, com produção de 35 t/ha. As características excepcionais da ‘Moscato Embrapa’ possibilitam a elaboração de um vinho branco meio seco, típicamente aromático, de baixa acidez e agradável ao paladar do consumidor brasileiro. A Moscato Embrapa tem 75% de Vitis vinifera em sua constituição genética.


Origem:
A cultivar "BRS UV 106 93', mais conhecida como ‘Moscato Embrapa’ foi lançada em 1997 a partir do cruzamento entre ‘Couderc 13’ e ‘July Muscat’ e foi a primeira cultivar de uva para vinho lançada pela Embrapa Uva e Vinho. Inicialmente recomendada para cultivo na Serra Gaúcha e nas regiões de Sarandi e Jaguari (RS). Entretanto, avaliações feitas, posteriormente, revelaram seu bom comportamento agronômico também no Vale do Rio do Peixe (SC) e sob condições de clima quente, nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pernambuco.

Em 2017, ocorreu o edital de comercialização do material vegetal para constituição de jardins clonais em viveiristas licenciados pela Embrapa e estará disponível até o final de 2018.

Principais Características:
Tipo prioritário de uso:
vinho de mesa branco
Características Biológicas: Vigor: alto. Ciclo: Tardio.
Características Morfológicas: Cacho: Grande, soltos e cônicos. Baga: média; sabor levemente moscatel; com sementes.
Resistência à pragas e doenças: à Botrytis: alta; ao Míldio: alta; ao Oídio: alta; à Podridão da uva madura: média
Região de adaptação: PR, SC e RS
Ano de lançamento da tecnologia: 1997

Mais informações e onde comprar (viveiristas licenciados): Em fase de licenciamento. Data provável de liberação para viveiristas: julho de 2018