Dirigentes

Foto de Mauro Celso Zanus

Chefia Geral

Mauro Celso Zanus

Possui graduação em Agronomia (1987) e mestrado em Fitotecnia/Fruticultura (1991) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisador da Embrapa desde 1989, em projetos de pesquisa em vitivinicultura - ênfase em enologia, análise sensorial e química de aroma de vinhos e derivados. Coordena o laboratório de Análise Sensorial da unidade, desenvolvendo e participando em projetos nas áreas de sistemas de produção de uvas para processamento, melhoramento genético de uvas para suco e vinhos, novas tecnologias de elaboração - incluindo aumento do valor funcional de vinhos, controle de qualidade e caracterização dos produtos das novas regiões vitivinícolas. Participou ativamente no desenvolvimento de diversas Indicações Geográficas, como a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Desenvolveu inovações tecnológicas, em trabalho multidisciplinar, como o Vinho Lorena Ativa - vinho branco enriquecido em resveratrol e antioxidantes e a Taça do Espumante Brasileiro. Desde 1993, participa da coordenação técnica da Avaliação Nacional de Vinhos, em parceria com a Associação Brasileira de Enologia. Tem sólida formação em Química de Produtos Naturais e Análise Sensorial (Universidade da Califórnia - Estados Unidos) e participou como jurado em diversos concursos nacionais e internacionais. De julho de 2009 a outubro de 2013, exerceu a função de chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, que tem sede em Bento Gonçalves, RS, com estações experimentais em Vacaria, RS (Maçã e Fruticultura de Clima Temperado) e Jales, SP (Viticultura Tropical).

Currículo Lattes


Foto de Adeliano Cargnin

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento

Adeliano Cargnin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. Tem experiência em Recursos Genéticos e Melhoramento Vegetal. Atua em pesquisa com seleção e avaliação clonal de uva vinífera para produção de vinhos finos e espumantes.

Currículo Lattes


Foto de Flávia Luzia Basso

Chefia Adjunta de Administração

Flávia Luzia Basso

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras - habilitação em português, inglês e respectivas literaturas (1992) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras da Região dos Vinhedos (Bento Gonçalves-RS) e Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais (1998) pela Universidade de Caxias do Sul, tendo obtido a habilitação no Exame da Ordem em 1999. Em 2008, concluiu o Programa de Desenvolvimento de Gestores, realizado pela Fundação Dom Cabral. Obteve o certificado de pós-graduação MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos em 2010. Começou suas atividades na Embrapa Uva e Vinho em 1986, atuando durante quatro anos (2003-2007) como supervisora do Setor de Patrimônio e Material (SPM). Em 2007 foi convidada a atuar na chefia adjunta de Administração, função que desempenhou por seis anos. Exerceu, também, a função de chefe-geral substituto. Ao longo de sua trajetória profissional, realizou diversos cursos presenciais, além de ter concluído cursos via web ofertados pela Embrapa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Currículo Lattes


Foto de Marcos Botton

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia

Marcos Botton

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1990) com Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo (ESALQ). Possui pós-doutorado (2008) pela Universidade da Califórnia (Berkeley), EUA. É Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e Professor Permanente do Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas. Atua como pesquisador na área de Entomologia desenvolvendo estratégias para o manejo integrado de pragas da videira e das frutíferas de clima temperado (macieira, morangueiro e pessegueiro) aderentes aos sistemas de produção integrada e orgânica.

Currículo Lattes