Dirigentes

Foto de Mauro Celso Zanus

Chefe-Geral

Mauro Celso Zanus

Possui graduação em Agronomia (1987) e mestrado em Fitotecnia/Fruticultura (1991) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como pesquisador da Embrapa desde 1989, em projetos de pesquisa em vitivinicultura - ênfase em enologia, análise sensorial e química de aroma de vinhos e derivados. Coordena o laboratório de Análise Sensorial da unidade, desenvolvendo e participando em projetos nas áreas de sistemas de produção de uvas para processamento, melhoramento genético de uvas para suco e vinhos, novas tecnologias de elaboração - incluindo aumento do valor funcional de vinhos, controle de qualidade e caracterização dos produtos das novas regiões vitivinícolas. Participou ativamente no desenvolvimento de diversas Indicações Geográficas, como a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Desenvolveu inovações tecnológicas, em trabalho multidisciplinar, como o Vinho Lorena Ativa - vinho branco enriquecido em resveratrol e antioxidantes e a Taça do Espumante Brasileiro. Desde 1993, participa da coordenação técnica da Avaliação Nacional de Vinhos, em parceria com a Associação Brasileira de Enologia. Tem sólida formação em Química de Produtos Naturais e Análise Sensorial (Universidade da Califórnia - Estados Unidos) e participou como jurado em diversos concursos nacionais e internacionais. De julho de 2009 a outubro de 2013, exerceu a função de chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, que tem sede em Bento Gonçalves, RS, com estações experimentais em Vacaria, RS (Maçã e Fruticultura de Clima Temperado) e Jales, SP (Viticultura Tropical).

Currículo Lattes


Foto de César Luis Girardi

Chefe Adjunto de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

César Luis Girardi

Possui graduação em Agronomia (1991) e mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (1994) pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Qualité et Sécurité des Aliments pela Ecole Nationale Superieure Agronomique de Toulouse/França (2006). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita de frutos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e conservação de frutos, estudos moleculares da maturação de frutos (genômica, proteômica, bioinformática e transformação genética), produção integrada, rastreabilidade, boas práticas agrícolas, APPCC, processamento (sidra e suco). Exerceu o cargo de secretário executivo do CTI no período de setembro de 2009 a outubro de 2013, atuando desde então como chefe adjunto de Pesquisa.

Currículo Lattes


Foto de Flávia Luzia Basso

Chefe Adjunta de Administração

Flávia Luzia Basso

Possui graduação em Licenciatura plena em Letras - habilitação em português, inglês e respectivas literaturas (1992) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras da Região dos Vinhedos (Bento Gonçalves-RS) e Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais (1998) pela Universidade de Caxias do Sul, tendo obtido a habilitação no Exame da Ordem em 1999. Em 2008, concluiu o Programa de Desenvolvimento de Gestores, realizado pela Fundação Dom Cabral. Obteve o certificado de pós-graduação MBA em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos em 2010. Começou suas atividades na Embrapa Uva e Vinho em 1986, atuando durante quatro anos (2003-2007) como supervisora do Setor de Patrimônio e Material (SPM). Em 2007 foi convidada a atuar na chefia adjunta de Administração, função que desempenhou por seis anos. Exerceu, também, a função de chefe-geral substituto. Ao longo de sua trajetória profissional, realizou diversos cursos presenciais, além de ter concluído cursos via web ofertados pela Embrapa em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Currículo Lattes


Foto de Alexandre Hoffmann

Chefe Adjunto de Tranferência de Tecnologia

Alexandre Hoffmann

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), obteve o título de Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1994) e de Doutor em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1999). Desde novembro de 1998 atua como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, junto à Unidade Uva e Vinho (de 1998 a 2000 em Vacaria, RS e de 2000 até hoje em Bento Gonçalves, RS), onde também foi chefe-geral da Unidade (2004-2008) e, desde então, exerce a função de chefe adjunto de Transferência de Tecnologia. Desde 2011, integra o Comitê Técnico Interno (CTI) e coordena o Comitê Local de Propriedade Intelectual (CLPI), além de integrar, desde 2008, o Comitê Editorial da Unidade e o Grupo de Trabalho responsável pela preservação da Memória Institucional da Unidade. Integra vários projetos de pesquisa, contribuindo especialmente nos temas de transferência de tecnologia, boas práticas agrícolas, produção integrada, alimentos seguros e manejo de pomares de frutíferas de clima temperado. Neste contexto, lidera o Projeto "Estratégias para maximizar a inserção das cultivares geradas pela Embrapa no agronegócio vitivinícola brasileiro". Desde 2013, coordena o Comitê Gestor do Portfólio Alimentos Seguros.

Currículo Lattes