Pular para o conteúdo

Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil

Altos de Pinto Bandeira

A Região Vitivinícola:

Pinto Bandeira é uma Indicação de Procedência de vinhos finos tranquilos e espumantes, reconhecida pelo INPI em 2010. Situada no contexto da Serra Gaúcha, esta origem - em particular a área dos Altos de Pinto Bandeira e entorno, onde as altitudes chegam a mais de 700m, tem ganhado projeção ao longo dos anos na produção de espumantes finos de alta qualidade. De fato, o terroir vitivinícola da região possui identidade própria na combinação dos fatores naturais (relevo, clima, solos), com o saber-fazer dos produtores de uva e de espumantes finos deste território.

A Estruturação da IG:

A estruturação da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira está sendo desenvolvida em um projeto de PD&I executado pela Embrapa Uva e Vinho (coordenação e financiamento) com a participação da Embrapa Clima Temperado, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O setor vitivinícola da região é representado pela Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho).

O produto da futura DO Altos de Pinto Bandeira é o espumante fino, elaborado com uvas das variedades 'Chardonnay', 'Pinot Noir' e 'Riesling Itálico' cultivadas em espaldeira na região da DO. Os espumantes finos da Denominação de Origem devem cumprir diversos requisitos, incluindo: ser elaborados exclusivamente pelo método tradicional (segunda fermentação na garrafa); prensagem realizada exclusivamente com uvas não desengaçadas; com tempo mínimo superior a 12 meses para o período que vai da tirage (colocação do licor de tiragem) até o dégorgement (eliminação dos sedimentos de leveduras – líes, depositados no bico da garrafa); apresentar padrões físico-químicos diferenciados; ter a tipicidade comprovada por degustação dos espumantes finos realizada às cegas.

Linha do tempo

2001 - Criação da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira.

2010 - Reconhecimento da IP Pinto Bandeira, de vinhos finos tranquilos e espumantes pelo INPI.

2014 - A Asprovinho encaminha demanda à Embrapa Uva e Vinho para a estruturação de uma Denominação de Orige (DO) para espumantes finos na região.

2016 - Tem início o projeto de PD&I para a estruturação da Denominação de Origem para os espumantes finos da região dos Altos de Pinto Bandeira (projeto em andamento, com finalização prevista para 2019).

Notícias

A tipicidade dos espumantes finos dos Altos de Pinto Bandeira

Começam os trabalhos para a Denominação de Origem dos espumantes de Pinto Bandeira

Produtores de cachaça de Paraty buscam inspiração nos vinhos com Indicação Geográfica da Serra Gaúcha

Assinatura de contrato garante teste de clones das cultivares de uva mais expressivas em regiões com Indicação Geográfica

Georreferenciamento ajuda a mapear Indicações Geográficas do Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira