Pular para o conteúdo

Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil

IP Campanha Gaúcha

Os vinhos finos tranquilos brancos, rosados e tintos e os espumantes naturais são os produtos na IP.

Esta é uma delimitação localizada no bioma Pampa do estado do Rio Grande do Sul, região vitivinícola que começou a se fortalecer na década de 1980, ganhando novo impulso nos anos 2000, com o crescimento do número de produtores de uva e de vinho, expandindo a atividade para diversos municípios da região. É a região produtora mais quente e com menor volume de chuvas do Sul do Brasil. A área de vinhedos com variedades de Vitis vinifera da região totaliza 1.560 ha (dados do Cadastro Vitícola de 2015), cultivados tradicionalmente em espaldeiras. A área da IP Campanha Gaúcha está localizada entre as coordenadas 29º e 32º de Latitude Sul, sendo contornada pelas regiões da Serra do Sudeste, Depressão Central e Missões e pelos limites de fronteira com a Argentina e o Uruguai.

 

Detalhes da IP:

  • A área geográfica delimitada totaliza 44.365 km2.

  • A área da IP abrange, em todo ou em parte, 14 municípios da região: Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana.

  • Para a elaboração dos vinhos, 100% das uvas devem ser produzidas na área delimitada.

  • Os vinhedos são cultivados em espaldeiras, existindo limites de produtividade e padrões de maturação das uvas para aumentar a qualidade dos produtos.

  • Para a elaboração dos vinhos, são autorizadas 36 cultivares de videira produzidas na região, todas elas de Vitis vinifera.

  • Os vinhos finos tranquilos brancos, rosados e tintos e os espumantes naturais são os produtos autorizados na IP.

  • Os vinhos varietais são elaborados com no mínimo 85% da respectiva variedade indicada no vinho varietal.

  • Os vinhos com indicação de safra têm em sua composição no mínimo 85% da respectiva safra mencionada.

  • Os vinhos devem atender a padrões analíticos específicos da IP associados à qualidade e devem ser aprovados em avaliação sensorial realizada às cegas por comissão de degustação.

  • Para poder utilizar o signo distintivo da IP, os vinhos devem ser produzidos de acordo com o Regulamento de Uso e devem passar pelos controles que estão sob a gestão do Conselho Regulador da IP, para receber a atestação de conformidade dos produtos.

  • Os vinhos chegam ao mercado consumidor com a identificação do nome geográfico - Campanha Gaúcha, mais o qualificativo – Indicação de Procedência.

     

Clique aqui para acessar a íntegra do regulamento de uso da IP Campanha Gaúcha.

 

Mais informações sobre a Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha  e suas vinícolas associadas em: https://www.vinhosdacampanha.com.br, #vinhosdacampanhagaúcha e @vinhosdacampanhagaucha.

Área da IP Campanha Gaúcha

Área geográfica delimitada da IP Campanha Gaúcha

Rotulagem dos vinhos da IP

Identificação no Rótulo Principal: Campanha Gaúcha Indicação de Procedência

Selo da IP numerado afixado na garrafa

 

Linha do tempo

1980 - Década que marca o surgimento dos primeiros investimentos relevantes na vitivinicultura da região da Campanha Gaúcha.

2000 - Os anos 2000 registram significativo aumento dos investimentos em vinhedos e vinícolas disseminando a produção para municípios da região da Campanha Gaúcha.

2010 -  Criação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha”.

2013 - Início do projeto de estruturação da Indicação de Procedência Campanha Gaúcha. No período de 2013 a 2017, o projeto possibilitou obter, além de diversos avanços tecnológicos, os seguintes resultados para o pedido de registro da IP Campanha Gaúcha: delimitação da área geográfica e a respectiva caracterização dos fatores naturais e dos fatores humanos associados à vitivinicultura da região; definição do Regulamento de Uso; estabelecimento do Plano de Controle para os produtos da IP; descrição dos processos de elaboração e das características físico-química e sensoriais dos vinhos da região; comprovação do renome da Campanha Gaúcha como região produtora de vinhos finos.     

2017 -  O pedido de registro da IP Campanha Gaúcha é protocolado junto ao INPI.

2020 - A Indicação de Prodecência de vinhos Campanha Gaúcha é reconhecida pelo INPI.

 

Notícias

Ciência ajuda vinho da Campanha Gaúcha a conquistar Indicação Geográfica

Selo deve impulsionar turismo e vitivinicultura da região que já é a segunda maior produtora nacional da bebida

A pesquisa na vitivinicultura: Simpósio de Viticultura e Enologia – Região da Campanha Gaúcha

Nos dias 3 e 4 de maio foi realizado o I Simpósio de Viticultura e Enologia da Região da Campanha Gaúcha, no auditório da Unipampa em Santana do Livramento, RS.