Pular para o conteúdo

Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil

IP Vales da Uva Goethe

Os produtos na IP são o Vinho branco e o Vinho leve branco - seco, suave ou demi-sec, o Espumante - brut ou demi-sec e o vinho licoroso

Vales da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI, em 2012.  A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense. Os vinhos são elaborados com uvas da variedade Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.

Detalhes da IP:

  • A área geográfica delimitada da IP é formada pelos municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara, localizados no estado de Santa Catarina, onde os vinhos são elaborados.

  • Dentro desta delimitação existe uma área chamada “Vales da Uva Goethe”, com 458,9 km2, localizada nas bacias do Rio Urussanga e do Rio Tubarão, na qual deve ser produzida a uva utilizada na elaboração dos produtos da IP Vales da Uva Goethe.

  • A elaboração dos vinhos da IP se dá exclusivamente com uvas da variedade Goethe (originalmente designada como “Roger’s 01”, a Goethe foi obtida nos EUA no século XIX a partir do cruzamento entre as variedades Moscato de Hamburgo e Carter) e seus clones, como Goethe Primo (mutação da Goethe ocorrida em Urussanga na década de 1950).

  • Os vinhedos são tradicionalmente cultivados em latadas, existindo limites máximos de produtividade associados à qualidade dos produtos.

  • Os vinhos são elaborados e engarrafados essencialmente na área geográfica delimitada.

  • Os espumantes podem ser elaborados pelo método tradicional ou charmat.

  • Os produtos são autorizados para comercialização somente após terem sido submetidos aos controles do Conselho Regulador da IP, garantindo a conformidade da produção em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.

  • Cada garrafa de vinho da IP Vales da Uva Goethe possui um selo de controle numerado, possibilitando a rastreabilidade dos produtos.

Mais informações sobre a IP Vales da Uva Goethe, sobre a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe – PROGOETHE e seus associados estão disponíveis em: http://www.progoethe.com.br.

Certificado do registro da IP Vales da Uva Goethe no INPI

Certificado do registro da IP  Vales da uva Goethe no INPI

Rotulagem dos vinhos da IP

Identificação no Rótulo Principal: Vales da Uva Goethe - Indicação de Procedência

 

Selo da IP numerado afixado na garrafa:

Selo do rótulo da IP Pinto Bandeira

 

Linha do tempo

2002 - Fundação da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe – PROGOETHE. Inicia o processo de estruturação da Indicação de Procedência, contando com o apoio do SEBRAE/SC, da EPAGRI e da UFSC.

2008 – O Estado de Santa Catarina promulga, em 18.03.2008, a lei estadual nº 14.389, que denomina “Vales da Uva Goethe” a região compreendida entre os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Içara e Nova Veneza. A associação PROGOETHE é declarada de utilidade pública pelo município de Urussanga, através da lei municipal nº 2.321. A EPAGRI lança o primeiro catálogo dos vinhos especiais da uva Goethe.

2010 - PROGOETHE protocola o pedido de registro da IP Vales da Uva Goethe junto ao INPI. É instituído o Dia Municipal da Uva e do Vinho Goethe no município de Urussanga, através da lei municipal nº 2.457.

2012 – O INPI reconhece a Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe. É  implantado o Conselho Regulador da IP Vales da Uva Goethe, responsável pela gestão da indicação geográfica.