Simpósio Internacional

 

de Vinhos Tropicais

Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais

O Simpósio Internacional de Vinhos Topicais (International Symposium on Tropical Wines - ISTW) é um evento criado e promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)  desde 2004, por intermédio de suas Unidades de pesquisa Embrapa Uva e Vinho (coordenação geral) e Embrapa Semiárido.

Os principais objetivos do Simpósio são:

  • Promover PD&I em nível internacional para a produção de vinhos tropicais;
  • Integrar instituições públicas e privadas para desenvolver a produção e o mercado dos vinhos tropicais no mundo;
  • Estimular a interação entre produtores de vinhos tropicais de diferentes países bem como a cooperação internacional para o desenvolvimento da produção de vinhos tropicais.

Apesar do Simpósio ser tradicionalmente realizado no Brasil, desde 2011 ele tem também sido realizado em outros países, em parceria com instituições públicas e privadas. Caso um país ou instituição tenha interesse em realizar o Simpósio ele deve enviar uma proposta para a coordenação do evento (veja a página "Contato"). A proposta será analisada e, se aceita, o evento será incluído no site oficial do ISTW e os organizadores poderão utilizar a série do simpósio e o logo oficial do evento.

O que são Vinhos Tropicais?

O Simpósio considera Vinhos Tropicais os vinhos gerados a partir de uvas produzidas em parreirais localizados em regiões nas quais o clima proporciona mais de um ciclo vegetativo ou mais de uma colheita por ano.