Sede da Embrapa Uva e Vinho

Laboratório de Análise Sensorial

Este laboratório serve para quantificar as diferenças nas características de cor, aroma e paladar de sucos, vinhos e frutas, na perspectiva de um painel de degustadores treinados. Aplicam-se técnicas de análise sensorial descritiva quantitativa (QDA) e de diferença, que visam descrever objetivamente as características sensoriais das amostras. 

Equipe: Analista Odineli Louzada dos S. Correa.

Painel de degustadores: os pesquisadores Alberto Miele, Celito Crivellaro Guerra e Jorge Tonietto; os analistas João Carlos Taffarel e  Magda Beatriz Gatto Salvador; os técnicos Adriano Mazzarolo, Alexandre Mussnich, Irineo Dall´Agnol, Raul Ben, Roque Antonio Zílio; e o assistente Valtair Comachio.

Responsável: pesquisador Mauro Celso Zanus

Capacidade/procedimentos analíticos:
Atende a diversos projetos da programação de pesquisa, cerca de 600 análises anuais. Emite cerca de 200 laudos de análise relativas ao controle de qualidade dos projetos de Indicações Geográficas.  Faz a coordenação técnica da Avaliação Nacional de Vinhos, desde 1993, evento da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Realiza análises em colaboração com universidades de todo o Brasil em ações vinculadas a programação de pesquisa da Embrapa.

Linhas de pesquisa:
- Melhoramento Genético/Seleção clonal;
- Fitotecnia e sistemas de produção;
- Viticultura de Precisão;
- Indicações Geográficas/Novas Regiões;
- Tecnologias enológicas e de fermentação;
- Tecnologias de pós-colheita de frutas;
- Observatório setorial (Avaliação Nacional de Vinhos – coordenação da ABE).

Atendimento a demandas: atividades dos projetos de pesquisa e experimentos desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho e de instituições parceiras da Unidade.
 

Galeria de Imagens