Notícias

15/05/14 |   Pesca e aquicultura

Catálogo de peixes traz informações sobre 39 espécies nativas do Lago de Palmas

Foto: Jefferson Christofoletti

Jefferson Christofoletti - Mapará, Pirarara, Caranha, Piau voador, Cuiu-cuiu são alguns dos peixes descritos no catálogo de peixes comerciais do Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.

Mapará, Pirarara, Caranha, Piau voador, Cuiu-cuiu são alguns dos peixes descritos no catálogo de peixes comerciais do Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, e o Ministério da Pesca e Aquicultura, MPA, lançaram, em 08 de maio, na 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, Agrotins, o livro "Catálogo de Peixes Comerciais do Lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães – Tocantins / Brasil".

A solenidade de lançamento contou com a presença do chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno Campos da Rocha, acompanhado pelos chefes adjuntos Eric Routledge (Pesquisa e Desenvolvimento), Alexandre Freitas (Transferência de Tecnologia) e Rogério Sobreira (Administração) e do consultor do MPA, no Tocantins, Onivaldo Mendes Filho.

A publicação traz informações sobre 39 espécies de peixes e busca valorizar o potencial dos peixes nativos brasileiros. Ele foi elaborado por um grupo de pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura, responsável pelo conteúdo do catálogo, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, UFT. A confecção da obra contou com o apoio e parceira do Ministério da Pesca e Aquicultura, MPA, e fotografias de Jefferson Christofoletti.

A pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura e idealizadora do catálogo, Patrícia Costa Mochiaro Soares Chicrala, explicou que a confecção do livro foi uma necessidade de conhecer as espécies de água doce e ver as características desses peixes divulgadas e impressas em uma publicação. "Eu conhecia as espécies marinhas e senti a necessidade de conhecer os peixes de água doce, as características físicas de seus filés, suas postas e musculaturas. Esse estudo foi idealizado para facilitar não só a pesquisa, mas incentivar o preparo dos pratos e melhor aproveitamento desses peixes na culinária", disse a pesquisadora.

Chicrala ressaltou que a captura das imagens fotográficas foi realizada em parceria com a professora do Núcleo de Estudos Ambientais (Neamb) da UFT, Elineide Marques, e sua equipe. Todas as imagens foram capturadas sobre o material fresco, com o intuito de preservar a coloração das partes externas e internas do peixes. "A professora Elineide já realizava um trabalho de monitoramento da biodiversidade de peixes do Lago de Palmas. A ideia foi fotografar filés e postas dos peixes e descrever no livro as suas características biológicas, tipo de alimentação, distribuição nas bacias hidrográficas da região norte e formas mais comuns de preparo".

A pesquisadora da Embrapa enfatizou que existem muitas espécies de peixes nativos no Lago, sendo que alguns são mais conhecidos, como, por exemplo, o Tucunaré e o Surubim. "A partir da publicação desse Catálogo, poderão surgir novas pesquisas em relação ao cultivo das outras espécies apresentadas".

Além de outras autoridades, também prestigiaram o evento o secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Júnior Marzola, a presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Ruraltins, Miyuki Hyashida, representantes da Embrapa, do Ministério da Pesca e da Superintendência Federal da Agricultura do Estado.

A Agrotins 2014 foi realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO, no período de 06 a 10 de maio. Nesta edição, com o slogan "A Força do Conhecimento", a feira abordou o tema Agricultura Familiar. A Feira é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Seagro.

Sandra Brito (MTb/MG 06230)
Embrapa Pesca e Aquicultura