Notícias

28/05/14 |   Produção vegetal

Sensores de baixo custo para irrigação são apresentados na maior exposição de horticultura da América Latina

Foto: Joana Silva

Joana Silva - Demonstração dos sensores em mini-hortas

Demonstração dos sensores em mini-hortas

Em tempos de escassez de água, a contribuição da ciência para redução do desperdício é o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para irrigação, como o conjunto de sensores que serão apresentados na 21ª edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec),   em Holambra (SP).

As tecnologias estarão no estande da Embrapa, entre 28 e 30 de maio, período em que se espera que 26 mil visitantes circulem pelo Pavilhão  de Exposição da Expoflora para conhecer as últimas novidades do setor, focadas principalmente em tecnologia agrícola, produtividade e meio ambiente. A expectativa é que o evento gere negócios da ordem de R$ 100 milhões.

Os sensores desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) já estão em fase de desenvolvimento por quatro empresas, três nacionais – Tecnicer, Acqua Vita e Hidrosense – e uma internacional, a americana Irrometer. Conhecidas como Sensor de Diedro, Sensor de IG e Turgormeter, as tecnologias representam um avanço no manejo e controle da irrigação, seja no âmbito doméstico ou em campo.

Para aferir a água no solo são indicados os sensores de Diedro e IG, enquanto o Turgormeter avalia o nível de água na planta. Este sensor é designado para uso em tecidos macios, como frutas, hortaliças e plantas ornamentais.

O Sensor de Diedro funciona como um termômetro para medir a umidade do solo e substratos. Pode ser empregado no campo, em casa de vegetação e em jardinagem. O Sensor IG miniatura é adequado para acionar a rega automática de vasos e de mini-hortas e ainda pode ser utilizado para manejo e controle automático de irrigação pelos agricultores. Em conjunto com um irrigador comercial, o sensor libera automaticamente o gotejamento.

Para o pesquisador Adonai Gimenez Calbo, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias, o uso de sensores de água para manejo ou controle automático de irrigação é muito importante para melhorar a qualidade, a produtividade e também para prevenir o desperdício de água e doenças de solo.

Joana Silva (Mtb 19554)
Embrapa instrumentação

Telefone: (16) 2107 2901