Pular para o conteúdo

A pesquisa na vida da gente

Você pode até não perceber, mas o resultado de quase 80 anos de pesquisa agropecuária na Amazônia está presente no dia a dia da gente. No Círio de Nazaré, que é uma das maiores festas religiosas do mundo e todo mês de outubro atrai mais de 2 milhões de pessoas para as ruas da capital paraense, não poderia ser diferente. A Embrapa acompanha essa festa e entra na casa das pessoas, no tradicional almoço do círio, que reúne as famílias e amigos, união que transforma esse momento no chamado “Natal dos paraenses”.

A pesquisa está no tucupi, indispensável ao pato no tucupi, quase uma unanimidade aos paladares paraenses, e que agora ganha o mundo. Está nas pesquisas com o jambu, hortaliça que faz o casamento perfeito com o caldo amarelado do tucupi e integra esse prato e o transforma em um cartão postal da gastronomia local.

Mas a pesquisa está também no melhoramento genético da mandioca, essa planta quase sagrada e da qual tudo se aproveita, pois das raízes se faz a farinha, o tucupi e a goma e das folhas, um prato exótico que pode até assustar ao primeiro contado, mas que conquista os corajosos que a desbravam. É a maniçoba, uma espécie de feijoada, na qual o feijão é substituído pela maniva, nome dado à folha da mandioca moída e que precisa cozinhar por sete dias, um ritual que perfuma a cidade e aproxima as pessoas.

Para adoçar a vida, o almoço e demais festividades do círio não ficariam completos sem as sobremesas de sabor único das marcantes e exóticas frutas amazônicas. E a pesquisa está na domesticação e melhoramento genético do cupuaçu e do bacuri, dois exemplos da riqueza da biodiversidade local.

Conheça um pouco mais do trabalho da Embrapa Amazônia Oriental em cada um desses produtos e se delicie com os sabores e saberes.

 

Maniva

Vídeos


01/08/2017     
Embrapa Amazônia Oriental - Pesquisadoras estabelecem maneira segura de produzir o tucupi
Duração: 3:00"   ¦   1029 Visualizações
14/09/2015
Cultivar de cupuaçuzeiro BRS Carimbó - Embrapa Amazônia Oriental
Duração: 4:56"   ¦   1108 Visualizações
21/06/2010
Manejo do bacurizal nativo : parte 1 - Dia de Campo na TV
Duração: 4:31"   ¦   2899 Visualizações
21/06/2010
Manejo do bacurizal nativo : parte 2 - Dia de Campo na TV
Duração: 5:43"   ¦   1029 Visualizações