Voltar

Ciência do solo é tema de evento no Maranhão

Foto: Elson Fontenele

Elson Fontenele - Pesquisador Henrique Antunes efetuando medições e mostrando os nutriente do solo

Pesquisador Henrique Antunes efetuando medições e mostrando os nutriente do solo

Como parte do Amazon Soil 2018, evento sobre ciência do solo, realizado de 25 a 28 de março, em Chapadinha - MA, pesquisadores e analistas da Embrapa apresentaram palestras em diversos momentos da programação. A Embrapa Meio-Norte foi a responsável, ainda, pela realização de uma visita técnica à Fazenda Barbosa, em Brejo – MA, propriedade parceira da instituição em ações de Pesquisa & Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

O pesquisador Henrique Antunes de Souza apresentou a palestra “Fertilidade do solo e ferramentas para a diagnose nutricional em sistemas de produção intensivos”. Já o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, falou sobre “Matéria orgânica do solo e modelagem em sistemas de produção no cerrado do Meio-Norte”.

A visita técnica à Fazenda Barbosa ocorreu na tarde do dia 28 de março. Apresentaram palestras os pesquisadores da Embrapa Meio-Norte, Raimundo Bezerra de Araújo Neto e Henrique Antunes; a engenheira agrônoma da Universidade Federal de Minhas Gerais, Leidivan Almeida Frazão; o engenheiro agrônomo da Inovagro, Daniel Ricardo Teixeira e o gerente da Fazenda Barbosa, Fernando Devicari.

O Amazon Soil 2018 teve como tema “O solo e seu papel na sustentabilidade dos agroecossistemas e foi promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e pela Universidade Federal do Maranhão – Campus Chapadinha.

Para o coordenador do curso de Agronomia da Ufma, professor Gregori Ferrão, o Amazon Soil foi uma oportunidade para reunir pesquisadores e professores de diversas regiões do Brasil para falar sobre solos, tornando de caráter nacional, um evento antes regional. “Tivemos 14 palestras com professores e pesquisadores de vários estados brasileiros, o que fez com o que nosso evento tivesse um impacto bem maior do que já foi observado em outro evento da área de solos, pois as pesquisas na região ainda são básicas, mas conseguimos fazer um evento de nível nacional com importância para o meio acadêmico e para o setor produtivo”, comenta.

Ele acrescenta que um dos principais pontos de importância do Amazon Soil foi o apoio de instituições públicas (governo do Maranhão e prefeituras) e produtores da região não só da região Meio-Norte, mas de todo o Maranhão.   “Conseguimos o apoio de prefeituras, empresas privadas, setor produtor de soja e tudo isso fez com que tivéssemos uma parceria forte da universidade com os produtores da região. Esse é o legado, o grande embrião desse evento, pois mesmo neste momento de crise, conseguimos que o Amazon Soil deixasse de ser um evento somente acadêmico e passasse a ter o viés técnico e voltado para o setor produtivo, nosso grande parceiro”, completa o coordenador.

 

 

Eugênia Ribeiro (MTb 1091/PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0641

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens