Voltar

Componente florestal é destaque em encontro sobre ILPF em Goiás

Foto: Hélio Magalhães

Hélio Magalhães -

O Workshop sobre ‘Componente Arbóreo na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Novas Competência e Desafios Atuais e Futuros’ foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, na sala de eventos do Comfort Hotel (Goiânia), reunindo pesquisadores e analistas das regiões participantes do Projeto ILPF, coordenado e executado num esforço conjunto entre a Embrapa e instituições integrantes da Rede de Fomento ILPF.

O encontro teve como propósito orientar a busca de reflexão tecnológica que integrem o componente arbóreo no sistema ILPF, sendo aberto pelos Chefes de Transferência e Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Lineu Alberto Domit e, Vanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas.

A abertura do evento foi concluída com a apresentação do moderador Sérgio Cordioli -  da Moderação de Processos Participativos Ltda, que destacou os objetivos, a programação e condução da metodologia a ser utilizada para o evento.

Procurando fortalecer a ação conjunta, o workshop foi desenvolvido de forma interativa e participativa, levando os participantes à reflexão e a atitude ativa nos diferentes momentos do encontro.

Além dos instrumentos básicos de planejamento e reflexão foi destacado, também, a importância do encontro como intercâmbio de experiências, de orientação estratégica do componente florestal e como ser inserido satisfatoriamente ao sistema ILPF.

“O workshop seguiu os princípios do enfoque participativo e construção conjunta, com ênfase no intercâmbio de experiências, tendo como ferramenta metodológica a visualização e a problematização, sinalizando para a construção coletiva de propostas”, enfatizou Cordioli.

Para o moderador do encontro, o enfoque participativo reúne técnicas e instrumentos que facilitam o processo de debate e de intercâmbio de experiências. Esta abordagem metodológica melhora a dinâmica de participação entre todos, devendo também tornar mais transparente e democrático os processos de reflexão, decisão, ação e avaliação contribuindo, ainda, para aumentar a capacitação, a organização e a responsabilização dos envolvidos.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação dos representantes do projeto de cada região, que descreveram o cenário atual, contribuições realizadas e perspectivas futuras do componente arbóreo.

Para Cristiane Aparecida Fioravante Reis, pesquisadora da Embrapa Floresta, o workshop superou as expectativas:  “a gente observou que o tempo todo os participantes estiveram muito dispostos a contribuir e, de forma muito equilibrada, todos puderam colocar suas opiniões e percepções; no final, o feedback foi muito positivo, até no sentido de se realizar uma nova edição, para complementar outras ideias que, infelizmente não foram suficientes para abordar inúmeros assuntos ligados ao componente arbóreo”.

O analista de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Luiz Otávio Moreira, destacou que a importância do componente arbóreo (floresta) pode agregar valor dentro do sistema iLPF de várias maneiras, ou seja, de modo geral ele contribui com serviços ambientais no sequestro de carbono e diminuição da pressão (desmatamento) de matas nativas, com serviços financeiros, na diversificação de renda ou substituição de renda da propriedade e no bem estar animal.

Outro participante do Workshop, Abílio Pacheco, produtor rural de ILPF e pesquisador da Embrapa Produtos e Mercados (escritório de Goiânia) acrescentou que o componente arbóreo é uma alternativa de renda para o produtor e também uma forma de inserção no sistema produtivo, seja da pecuária de corte ou de leite: “Isto contribui na agregação de valor ao fator terra, pois o agricultor passa a ter outras fontes de renda além dos que ele já produz”.

A parte final do evento foi dedicada integralmente aos grupos de trabalho para planejamento das competências para o desenvolvimento do componente arbóreo em ILPF, apontar possíveis avanços e fragilidades, mensurando os indicadores de mudanças para este componente, apresentar avaliação final de propostas e encerramento do encontro.

Helio Magalhães (4911 MTb/MG)
Embrapa Arroz e Feijão

Telefone: 623533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens